Tempo
|
A+ / A-

​Covid-19: Mais de 4.500 profissionais de saúde foram vacinados no primeiro dia

27 dez, 2020 - 23:49 • Redação

"O primeiro dia de vacinação correu muito bem. Foi um dia cheio de alegria e de um início de um caminho que é de esperança pela chegada desta vacina”, afirma o secretário de Estado da Saúde.

A+ / A-
Vacinação arranca em Portugal. "Deixar-se vacinar tranquilamente é uma ajuda enorme à comunidade e à Humanidade"
Vacinação arranca em Portugal. "Deixar-se vacinar tranquilamente é uma ajuda enorme à comunidade e à Humanidade"

Veja também:


Um total de 4.534 profissionais de saúde foram vacinados até às 21h00 de domingo, primeiro dia da megaoperação de imunização em Portugal. O número foi avançado pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, à SIC Notícias.

A vacinação arrancou este domingo em cinco centros hospitalares de Porto, Lisboa e Coimbra. Diogo Serras Lopes considera que este é um "excelente resultado para um primeiro dia".

"O primeiro dia de vacinação correu muito bem. Foi um dia cheio de alegria e de um início de um caminho que é de esperança pela chegada desta vacina”, afirma o governante.

Diogo Serras Lopes adianta que os cinco centros hospitalares que foram selecionados “para esta dose simbólica de 9.750 vacinas responderem todos muito bem e não há qualquer ocorrência reportada”.


O secretário de Estado admite que, tendo em conta a dimensão da operação de vacinação, é normal que surjam problemas pontais nesta primeira fase.

"No geral as pessoas foram vacinadas com toda a tranquilidade, os registos foram feitos em sistema e para primeiro teste diria que o dia correu muito bem", sublinhou.

Nestas declarações à SIC Notícias, Diogo Serras Lopes garantiu que os profissionais de saúde do setor privado vão ser vacinados contra a Covid-19 durante a primeira fase. O processo de identificação ainda está a decorrer.

"Naturalmente a identificação dos profissionais de saúde prioritários no Serviço Nacional de Saúde é mais célere porque é um sistema que é mais organizado e mais conhecido, mas estamos a trabalhar para a identificação desses profissionais do sector privado e serão vacinados nesta primeira fase", assegurou o secretário de Estado da Saúde.

A vacinação contra a Covid-19 arrancou este domingo em Portugal e na generalidade dos países da União Europeia.

O primeiro a ser vacinado foi o médico António Sarmento, diretor do Serviço de Infecciologia do Hospital de São João, unidade que recebeu o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, no início do mês de março.

Aos 65 anos de idade e cerca de 40 de profissão, o infecciologista disse estar “confiante e otimista”.

O primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 foi um "sucesso", mas as medidas de segurança vão continuar elevadas, afirmou este domingo o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de São João, Fernando Araújo.

Outros dos locais de vacinação foi o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN). "Sinto-me quase como se fosse o primeiro homem a pisar a Lua, começar a vacinação é um grande feito”, disse à Renascença a enfermeira Sónia Frias - um dos 70 profissionais envolvidos em todo o processo de vacinação - depois de dar a primeira vacina à médica cardiologista Manuela Fiúza.

Evolução da Covid-19 em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+