Tempo
|
A+ / A-

Morreu Wilson Filipe, um dos líderes da ocupação da Torre Bela em 1975

26 dez, 2020 - 21:17 • Lusa

"Sabu, o Marinheiro", como também era conhecido, faleceu aos 72 anos. Foi um dos protagonistas da tomada da herdade da Azambuja por trabalhadores.

A+ / A-

Wilson Filipe, também conhecido por Sabu, o Marinheiro, uma das principais figuras ligadas à ocupação da Herdade da Torre Bela em 1975, morreu na quinta-feira na Azambuja, onde residia, contou à agência Lusa fonte próxima da família.

Wilson Filipe, de 72 anos, ter-se-á sentido mal e ainda foi transportado para o hospital, mas sem sucesso.

As cerimónias fúnebres, adiantou a mesma fonte, devem decorrer na segunda-feira ou na terça-feira.

Ocupada a 23 de abril de 1975 por vários trabalhadores da Azambuja, a Herdade da Torre Bela ficou conhecida por não ter tido intervenção partidária, tendo sido criada uma cooperativa popular e não comunista, como era comum.

Até ao 25 de Abril, a agricultura portuguesa não era valorizada a nível político nem económico, estando integrada no Ministério da Economia como Secretaria de Estado, uma situação que o 25 de Abril veio alterar, com a criação não só do Ministério da Agricultura mas também do Instituto da Reforma Agrária.

Sob o lema “a terra para quem a trabalha”, a reforma agrária do período da democratização arrancou com várias ocupações de terras um pouco por todo o país, protagonizadas por movimentos populares e fortemente apoiadas pelo Partido Comunista Português (PCP), devido ao agravamento do desemprego.

Idealizada pelo general Vasco Gonçalves, a reforma agrária (oficializada pela lei de 15 de abril de 1975) dá-se num contexto politicamente conturbado.

Membro da comissão política do MFA, Vasco Gonçalves foi primeiro-ministro do segundo ao quinto governos provisórios. Como primeiro-ministro, foi mentor da reforma agrária e das nacionalizações dos principais meios de produção privados como a banca, seguros e transportes públicos, por exemplo.

A reforma agrária foi uma das mais importantes e também mais polémicas medidas de Vasco Gonçalves, sendo que o próprio considerou uma “medida difícil” a constituição de cooperativas e a distribuição de terras.

O argumento do então primeiro-ministro, falecido em 2005, era o de que era preciso tirar o povo da fome e da miséria, numa altura em que o fosso entre ricos e pobres era muito acentuado.

Wilson Filipe, conta um artigo de 2007 do Diário de Notícias, nasceu em Manique do Intendente e esteve ligado a um filme sobre a ocupação da Torre Bela, obra do cineasta José Filipe Costa.

A obra do realizador centra-se sobretudo num outro filme, "Torre Bela", do alemão Thomas Harlan, documento feito em 1977, dois anos após ocupação da herdade.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+