Tempo
|
A+ / A-

Bastonário dos Médicos recebe vacina contra Covid-19 no primeiro dia

26 dez, 2020 - 20:09 • Redação

Miguel Guimarães será imunizado este domingo, no Hospital de São João, no Porto, pela sua atividade na área da transplantação renal.

A+ / A-

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) vai ser um dos primeiros portugueses a ser vacinado contra a Covid-19. Miguel Guimarães será imunizado este domingo, no Hospital de São João, no Porto.

Miguel Guimarães foi convocado pela administração desta unidade hospitalar “pela sua atividade na área da transplantação renal, com estas equipas a serem consideradas prioritárias logo na primeira tranche de vacinas”, explica a OM, em comunicado divulgado este sábado.

O bastonário afirma que “este domingo ficará para sempre na história do combate a esta pandemia, que transformou por completo o mundo que conhecíamos e as nossas vidas”.

Desde o primeiro momento que escolhemos o caminho da medicina e da ciência e esse caminho revelou-se, uma vez mais, como sendo o mais acertado para os grandes desafios da humanidade”, sublinha.

Miguel Guimarães afirma que faz “esta vacina pelos nossos doentes e por todos os profissionais de saúde, para que rapidamente possamos estar a trabalhar em segurança e em pleno, salvando o maior número de vidas possível”.

O responsável pela Ordem dos Médicos considera a chegada da vacina “um sinal de esperança para todos os portugueses que atravessaram um ano muito difícil e que anseiam recuperar muitas das rotinas que hoje nos estão vedadas”.

“Este arranque de vacinação é sobretudo simbólico e funciona como uma primeira pedra de uma grande empreitada. Vamos começar a base de um edifício imunitário, mas até termos o telhado completo não podemos descansar. Temos de continuar a ser resilientes nas medidas que já conhecemos – máscara, distanciamento físico, higiene das mãos e etiqueta respiratória”, sublinha Miguel Guimarães.

As primeiras vacinas contra a Covid-19 chegaram este sábado a Portugal e o processo de imunização arranca no domingo, em cinco centros hospitalares.

Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    26 dez, 2020 aqui 21:42
    O senhor bastonário que explique antes para onde vai o dinheiro das quotas da Ordem. Recebem uma fortuna anualmente e ninguém sabe para onde vai esse dinheiro. A Ordem dos médicos é uma organização obscura ao estilo maçónico.

Destaques V+