Tempo
|
A+ / A-

Ministro exclui qualquer relação entre caçada na Azambuja e central fotovoltaica

23 dez, 2020 - 15:22 • Lusa

"Existe alguma relação entre a instalação da central e a chacina perpetrada por 16 caçadores? Eu não encontro nenhuma", afirma Matos Fernandes.

A+ / A-

O ministro do Ambiente afirmou hoje que "não há qualquer relação" entre a caçada que levou ao abate de 540 animais na Herdade Torre Bela, na Azambuja, e a construção de uma central fotovoltaica naquele local.

"Não é possível construir uma central fotovoltaica num espaço onde existem animais de grande porte, mas não há qualquer relação entre isso e a chacina que aconteceu na semana passada", disse João Pedro Matos Fernandes, que falava aos jornalistas à margem de uma visita às obras do plano de intervenção "Mondego Mais Seguro", em Montemor-o-Velho.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática salientou que a empresa que ganhou o concurso para a construção da central "já veio condenar essa chacina".

"Existe alguma relação entre a instalação da central e a chacina perpetrada por 16 caçadores? Eu não encontro nenhuma. Está a decorrer a consulta pública do estudo de impacto ambiental [da construção da central], que propõe que dali sejam retirados os animais, dando exemplo de um sítio para onde podem ser retirados", acrescentou, salientando que o estudo é apresentado pelo próprio promotor da obra.

Questionado pelos jornalistas, João Pedro Matos Fernandes referiu que não tem "nenhuma razão para achar que houve conluio" entre empresa e caçadores.

"Quem irá construir a central fotovoltaica não tem nenhum direito. Enquanto não houver uma declaração de estudo de impacto ambiental ela não tem esse direito [de usar o terreno]. Quem fez o que fez ninguém tem dúvidas: é uma articulação entre donos do terreno que não vão fazer a central fotovoltaica, quem organizou [a caçada] e os 16 caçadores que lá estiveram", frisou o ministro.

Na terça-feira, a Federação Portuguesa de Caça (Fencaça) repudiou o abate de 540 animais na Herdade Torre Bela, no concelho da Azambuja, adiantando que a caçada terá ocorrido para poder ser construída uma central fotovoltaica no local.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) já fez saber que vai suspender a licença da Zona de Caça de Torre Bela, com efeitos imediatos, e que apresentou ao Ministério Público uma participação de crime contra a preservação da fauna.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Trafulha!
    23 dez, 2020 Mais um mentiroso para demitir 18:46
    Ah, bom: se o ministro exclui essa possibilidade ... É porque ela existe e é 100% verdade! Os governantes são treinados para mentir e uns verdadeiros mestres na arte da dissimulação. Ele "não vê", mas se calhar nós também não vemos... a conta bancária dele no offshore a subir,com a massa que recebeu para "não ver". Demissão já!
  • Americo
    23 dez, 2020 Leiria 17:48
    Boa tarde. Estranho este "estado de negação" a defender a empresa. Porque será ?

Destaques V+