Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vacinação

Covid-19. Portaria que cria Plano Nacional de Vacinação entra em vigor na quinta-feira

23 dez, 2020 - 20:54 • Lusa

Primeiras vacinas, produzidas pelo consórcio Pfizer/BioNTech, deverão chegar a Portugal no sábado.

A+ / A-

A portaria que cria o Plano Nacional de Vacinação (PNV) contra a Covid-19 foi publicada esta quarta-feira e entra em vigor na quinta-feira.

Segundo o diploma, publicado em Diário da República, compete à Direção-Geral da Saúde executar o PNV Covid-19 através da emissão de uma norma.

Em Portugal, onde a campanha de vacinação contra a Covid-19 arranca no domingo, à semelhança de outros países da União Europeia, a vacina é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde.

O PNV Covid-19 visa reduzir a mortalidade e os internamentos, controlar os surtos, sobretudo nas populações mais vulneráveis, e minimizar o impacto da doença no "sistema de saúde e na sociedade", refere a portaria assinada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

As primeiras vacinas, produzidas pelo consórcio Pfizer/BioNTech, deverão chegar a Portugal no sábado.

De acordo com a ministra da Saúde, Marta Temido, os profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central serão os primeiros a serem vacinados.

Até abril deverão ser vacinadas 950 mil pessoas, incluídas nos primeiros grupos prioritários (pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas, utentes e trabalhadores de lares e profissionais de saúde e de serviços essenciais, como as forças armadas e de segurança).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+