Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

PSD quer que Governo assegure vacinas para idosos em lares ilegais

21 dez, 2020 - 18:52 • Lusa

“Agora já não vamos a tempo de mapear, fazer levantamentos demorados, indagar. Agora é preciso identificar objetivamente onde estão e quem são estes idosos e os profissionais que trabalham nestas unidades para proceder à vacinação a que têm direito imediato."

A+ / A-

Veja também:


O PSD propôs esta segunda-feira que o Governo garanta que todos os idosos a residir em lares ilegais sejam vacinados contra a Covid-19, responsabilizando-o por estar a por em risco a vida destas pessoas.

A proposta é feita pelo PSD num projeto de resolução hoje anunciado, para que o parlamento faça essa recomendação ao Governo e em que acusa o executivo de ignorar as propostas do partido para que fosse feito um mapeamento dos lares ilegais – 3.500 onde viverão cerca de 35.000 idosos, segundo a Associação de Apoio Domiciliário, de Lares e Casas de Repouso de Idosos (ALI).

“Agora já não vamos a tempo de mapear, fazer levantamentos demorados, indagar. Agora é preciso identificar objetivamente onde estão e quem são estes idosos e os profissionais que trabalham nestas unidades para proceder à vacinação a que têm direito imediato, na 1.ª fase”, lê-se no texto da resolução.

Segundo os sociais-democratas, “não existem no plano de vacinação as 70 mil doses que estes idosos deveriam tomar, sendo grupo de risco igual a qualquer outro nas suas circunstâncias”.

“Está a ser violado o princípio do acesso universal à vacina, está a ser discriminado, mais uma vez, este conjunto de pessoas, por inação do governo. O que não é inaceitável e põe em risco a vida destas pessoas e o projeto de imunidade de grupo do país”, acusa ainda.

Segundo o que propõe, o Governo deve recolher informação sobre lares ilegais “junto das corporações de bombeiros e das autarquias locais” e, assim, “possibilitar a vacinação das pessoas aí residentes no âmbito do combate à pandemia do Covid-19”.

Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?

Um projeto de resolução não tem força de lei, tratando-se, neste caso, de uma recomendação ao Governo.

O PSD sugere, igualmente, que “a informação recolhida, nomeadamente quanto ao número e localização das instalações, pessoas envolvidas e plano e cronograma de vacinação deve ser remetido mensalmente à Assembleia da República”.

A partir desses dados, os sociais-democratas sugerem ao executivo criar “um corpo especializado” para, num momento posterior, “ajudar à legalização das instalações em situação irregular”.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.685.785 mortos resultantes de mais de 76,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.191 pessoas dos 376.220 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José António
    21 dez, 2020 Leiria 20:00
    O PPD agora está muito preocupado com os idosos, quando foi governo até nas magras reformas lhes cortaram, isto de ser oposição é do melhor seja a oposição do partido que for na oposição esquecem-se todos do que fizeram antes.

Destaques V+