Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Madeira regista mais uma morte por Covid-19, elevando total para 10

21 dez, 2020 - 22:04 • Lusa

Há 334 casos ativos na região autónoma da Madeira, dos quais 97 são casos importados e 237 de transmissão local.

A+ / A-

Veja também:


A Madeira registou esta segunda-feira uma morte por Covid-19, elevando para dez os óbitos e 26 novos casos, sendo nove importados e 17 de transmissão local, revelou a Direção Regional da Saúde (DRS).

Até ao dia 21 de dezembro, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira (RAM) 2.707 notificações de casos suspeitos de Covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram.

Hoje, diz o boletim da DRS sobre a situação da doença no arquipélago, "há 26 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 1.247 casos confirmados de Covid-19 no território regional".

"Trata-se de nove casos importados (sete provenientes do Reino Unido e dois da Região Centro de Portugal) e 17 casos de transmissão local, na sua maioria associados a contactos ou contextos de casos positivos anteriormente identificados", refere.

Sobre os casos confirmados hoje, há a assinalar um caso positivo na área da saúde, tratando-se de um profissional de saúde do SESARAM, EPERAM identificado no âmbito do rastreio intra-hospitalar.

A DRS salienta ainda dois casos na área social, designadamente, dois residentes numa estrutura residencial para pessoas idosas, do sector privado, onde já se tinham identificado casos positivos, estando em curso a investigação epidemiológica.

"Hoje há mais 23 casos recuperados a reportar, passando a região a contabilizar 903 casos recuperados de Covid-19 e tendo-se confirmado mais um óbito em um doente hospitalizado na Unidade Polivalente dedicada à Covid-19, passando a RAM a contabilizar, até à data, um total de 10 óbitos associados à doença", tratando-se de uma doente, de 80 anos, com múltiplas comorbilidades, que faleceu no Hospital Dr. Nélio Mendonça, diz a DRS.

O boletim informa ainda serem 334 os casos ativos, dos quais 97 são casos importados e 237 são casos de transmissão local.

Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 35 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 284 em alojamento próprio e 16 pessoas encontram-se hoje internadas, 15 na Unidade Polivalente e um na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à Covid-19.

No total, há 100 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, todas relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM, EPERAM.

Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 22.572 chamadas, mais 360 chamadas nas últimas 24 horas.

Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 1.960 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

No que respeita a vigilância de viajantes, 21.263 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 129.183 colheitas para teste à Covid-19 realizadas até às 20:00 horas de hoje.

No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM para teste de PCR ascendem a 210.128.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.685.785 mortos resultantes de mais de 76,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.191 pessoas dos 376.220 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antonio orlando freitas freitas
    23 dez, 2020 funchal madeira 17:20
    site muito bem organizado, feliz natal

Destaques V+