Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: Portugueses oriundos do Reino Unido podem fazer teste no aeroporto

21 dez, 2020 - 13:45 • Redação

Medida provisória foi anunciada esta segunda-feira pelo Governo na sequência das restrições de viagens devido à nova variante da Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


Os cidadãos nacionais ou legalmente residentes em Portugal que vierem do Reino Unido podem fazer o teste à Covid-19 à chegada ao país, no aeroporto, anunciou esta segunda-feira o Governo.

A medida, tomada no âmbito das restrições tomadas por causa da nova variante da Covid-19, é provisória, avança em comunicado o Ministério das Infraestruturas.

O Governo português reconhece que esta é uma "situação difícil de gerir por parte das companhias aéreas, nomeadamente quanto à questão contraordenacional e quanto aos cidadãos que se preparavam para embarcar no Reino Unido com destino a Portugal e que não dispunham ainda de um teste negativo ao SARS-COV-2".

Por isso, articulou com a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) "no sentido de acautelar que seja tomado em consideração o curto espaço de tempo que foi dado às companhias aéreas para o cumprimento do referido diploma, mais se pretendendo que, transitoriamente, os cidadãos nacionais e legalmente residentes em Portugal que não sejam portadores de comprovativo de realização de teste negativo sejam encaminhados pelas autoridades competentes, à chegada a território nacional, para realização do referido teste no interior do aeroporto, através de profissionais de saúde habilitados para o efeito (ficando em isolamento nos termos definidos pelas autoridades de saúde)".


O Governo português anunciou, no domingo, a proibição de entrada em território nacional de passageiros de voos oriundos do Reino Unido que não sejam portugueses, sendo que aqueles que tenham nacionalidade terão de apresentar um teste negativo à Covid-19.

A decisão surge depois de vários países terem anunciado a suspensão de voos e outras ligações com o território britânico por causa de uma nova estirpe do SARS-CoV-2 detetada no sudeste de Inglaterra.

A medida entrou em vigor esta segunda-feira.

Em Portugal ainda não há casos de infeção por esta nova estirpe, ao contrário de outros países europeus, como Itália ou Dinamarca.

A nova variante do SARS-CoV-2, o coronavírus que provoca a doença Covid-19, foi inicialmente detetada no sudeste de Inglaterra em setembro.

Mike Ryan, especialista em emergências da OMS, adianta que "ainda nada sugere" que esta estirpe provoque casos mais graves de Covid-19 ou que ponha em causa a eficácia das vacinas já desenvolvidas e em distribuição, embora tenha confirmado que parece ser mais contagiosa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+