Tempo
|
A+ / A-

Polémica

Centros comerciais ponderam processar o Estado por "lei inconstitucional"

18 dez, 2020 - 19:24 • Lusa

Em causa está a suspensão retroativa das rendas dos centros comerciais, que, segundo a Associação Portuguesa de Centros Comerciais, é "inconstitucional e penalizadora".

A+ / A-

Os centros comerciais admitem avançar com um processo contra o Estado perante uma iniciativa que prevê a suspensão retroativa das rendas dos centros comerciais, que estes defendem ser inconstitucional e penalizadora, foi anunciado.

“Os associados da APCC [Associação Portuguesa de Centros Comerciais] não hesitarão em processar o Estado, no sentido de serem ressarcidos dos prejuízos causados pelo inadmissível atropelo ao direito, ao serem aprovadas leis desproporcionais e inconstitucionais”, afirmou, em comunicado, o presidente desta associação, António Sampaio de Mattos.

Os deputados aprovaram esta sexta-feira um projeto de lei do PAN que pretende clarificar o regime de isenção do pagamento da componente fixa da renda das lojas dos centros comerciais.

A isenção aplica-se desde 13 de março e até ao final de dezembro deste ano.

Para a APCC esta votação vem associar uma “lei inconstitucional” aos “efeitos perversos” que desequilibram a atividade económica dos centros comerciais.

Conforme destacou no mesmo documento, estes espaços atribuíram aos lojistas “os maiores descontos de todos os países da Europa” de abril a dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+