Tempo
|
A+ / A-

5G. Anacom deveria ter mais atenção às "obrigações de cobertura territorial”, diz ministro

18 dez, 2020 - 21:06 • Lusa

Siza Vieira diz que a Autoridade Nacional de Comunicações não teve em conta a estratégia aprovada pelo Governo no início do ano.

A+ / A-

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, criticou esta sexta-feira, no parlamento, a Anacom, por falta de atenção ao “cumprimento das obrigações de cobertura territorial”, que diz não ter sido contemplado no leilão de 5G.

Numa audição na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social, o governante defendeu que a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) não teve em conta a estratégia aprovada pelo Governo no início do ano.

O “tema da cobertura é crítico e o Governo aprovou no início deste ano uma estratégia”, recordou, indicando “duas exigências fundamentais”, que passam por “concluir a cobertura em 4G” e assegurar que há boas condições de infraestruturas em locais como cidades, infraestruturas mais importantes, centros empresarias empresas, entre outros.

“Esta resolução de Conselho de Ministros não foi tida em conta no regulamento para o leilão [de 5G] que recentemente saiu”, referiu.

“A Anacom deveria ter uma atenção muito mais importante ao que é o cumprimento das obrigações de cobertura territorial, que não tem sido acompanhado devidamente pelo regulador”, criticou Siza Vieira.

O ministro deu mesmo um exemplo. “Quando lançamos a escola digital procuramos apurar as zonas em que não existe cobertura móvel e percebemos que o regulador não tinha esse mapa”, explicou, acrescentando que, por causa disso, concluiu que a Anacom “não tem o conhecimento exato da situação em matéria de cobertura territorial”.

A Altice Portugal, NOS e Vodafone Portugal têm criticado o regulamento do leilão 5G (quinta geração móvel), considerando as regras discriminatórias relativamente aos novos entrantes e muito mais exigentes para os operadores tradicionais, tendo avançado com vários processos judiciais, queixas a Bruxelas e providências cautelares.

O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), João Cadete de Matos, afirmou na terça-feira que espera concluir a atribuição de licenças de 5G "o mais rapidamente possível" e que na última semana rejeitou uma providência cautelar para suspensão do processo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FIlipe
    19 dez, 2020 évora 00:49
    Vilas e Aldeias onde só existe mal o 2G e onde existe o 3G e 4G as velocidades da banda larga na internet não passa dos 1 a 2 Mb/s . Reclama-se para as operadoras e dizem ter haver com a distribuição da banda por utilizadores , reclama-se na ANACOM e nada fazem . Tudo isto é uma máfia tal e qual como o tráfico da droga e das armas . É como a EDP que aumenta a tensão da rede para mais de 230 V para chupar por mês em cada ligação . A P = U x I , logo se maior a tensão maior a potencia consumida .

Destaques V+