Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: Vacinação em Portugal começa pelos profissionais de saúde, entre 27 e 29 de dezembro

17 dez, 2020 - 13:54 • Redação

Ministra da Saúde confirma início da imunização antes do final do ano. Depois dos profissionais de saúde, seguem outros grupos prioritários, como residentes em lares de idosos. Portugal vai receber, nesta primeira fase, menos vacinas do que o inicialmente previsto.

A+ / A-

Veja também:


A vacinação contra a Covid-19 em Portugal começa entre 27 e 29 de dezembro, anunciou esta quinta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido.

“Essa previsão de entrega das vacinas acontecerá ainda no mês de dezembro. Como está a ser comunicado hoje pela Comissão Europeia, aquilo que os países estimam que possa acontecer é que o calendário de vacinação possa ser alinhado entre todos e possa iniciar-se entre 27 e 29 de dezembro”, declarou a ministra da Saúde.

Em conferência de imprensa após uma reunião com responsáveis do planeamento da vacinação, Marta Temido declarou que a Agência Europeia do Medicamento poderá emitir a 23 de dezembro a autorização condicional de introdução no mercado e que as primeiras doses de vacina poderão chegar a Portugal no dia 26.

Essas são as datas previstas para o processo de chegada do primeiro lote de vacinas, com 9.750 doses, ao que se seguirão mais cerca de 303 mil doses a partir de dia 4 de janeiro, adiantou.

Os profissionais de saúde serão os primeiros a receber a nova vacina para o coronavírus nos dias iniciais do processo, disse a ministra no final de uma reunião de trabalho, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

“Face à dimensão deste lote será focado nos profissionais de saúde, porque são aqueles que na primeira linha nos poderão a ajudar a proteger os restantes.”


Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?

A vacinação "começa por cuidar de quem cuidou de nós", disse Marta Temido. Uma semana depois o processo será alargado a toda a população identificada como prioritária e residente em lares de idosos.

A ministra da Saúde reafirma que a farmacêutica Pfizer vai distribuir, nesta primeira fase, menos vacinas do que estava inicialmente previsto.

“Fazem exatamente a quantidade que tínhamos pensada para o mês de janeiro de 2021, de 312.975 doses. Este valor é inferior àquele que inicialmente tínhamos previsto nesta companhia, porque a companhia alterou aquilo que eram as suas possibilidades de distribuição para todos os países europeus”, afirma Marta Temido.

Marta Temido frisou que há mais vacinas na calha para parecer e autorização de introdução no mercado condicional por parte da Agência Europeia do Medicamento, como é o caso da empresa Moderna.

A reunião de trabalho desta quinta-feira, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, não contou com a presença física do primeiro-ministro. António Costa participou por videoconferência, porque está em isolamento profilático.

António Costa esteve reunido na quarta-feira com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que está infetado com Covid-19. O primeiro-ministro português já realizou o teste e diz que não apresenta sintomas da doença.

Evolução da Covid-19 em Portugal

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+