Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa testa negativo à Covid-19

17 dez, 2020 - 17:19 • Redação

Primeiro-ministro esteve em contacto com o Presidente francês, que está infetado com o novo coronavírus. António Costa garante que se sente "bem e sem quaisquer sintomas".

A+ / A-
Covid-19. António Costa em isolamento profilático depois de encontro com Macron
Covid-19. António Costa em isolamento profilático depois de encontro com Macron

Veja também:


O resultado do primeiro teste realizado esta quinta-feira ao primeiro-ministro deu negativo à Covid-19, avança o gabinete de António Costa.

O primeiro-ministro português esteve em contacto com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que está infetado com o novo coronavírus. Os dois líderes encontraram-se na quinta-feira, no Palácio do Eliseu, em Paris.

"O primeiro-ministro testou negativo para o covid-19 no teste que efetuou hoje de manhã, já previamente agendado no âmbito da preparação para a deslocação às Forças Nacionais Destacadas (FND) na República Centro-Africana e Mali e visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau, previstas para os dias 18 a 20 de dezembro", refere um comunicado do gabinete de António Costa.

No mesmo comunicado, refere-se que o primeiro-ministro "mantém o isolamento profilático preventivo, aguardando que a autoridade de saúde defina o confinamento resultante do contacto de risco, na sequência da reunião de trabalho presencial que teve ontem com o Presidente francês Emmanuel Macron".

"O primeiro-ministro mantém toda a atividade executiva e a agenda de trabalho não presencial, tendo já hoje presidido por videoconferência à reunião sobre o Plano Nacional de Vacinação de combate à Covid-19 e estando a presidir, também por videoconferência, à reunião de Conselho de Ministros", acrescenta-se.

Numa mensagem publicada esta quinta-feira na rede social Twitter, o primeiro-ministro diz que se encontra "bem e sem quaisquer sintomas" da doença.

Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?

António Costa partilhou também uma fotografia do momento em que realizou um teste para avaliar se está ou não infectado com o vírus da Covid-19.

A notícia do teste negativo ao primeiro-ministro foi conhecida pouco depois de o Parlamento aprovar a renovação do estado de emergência, até 7 de janeiro.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já assinou o decreto daquele que é o sétimo estado de emergência desde o início da pandemia de Covid-19.

Marcelo Rebelo de Sousa pede "contrato de confiança" para evitar nova vaga de Covid-19 após o Natal. O apelo foi deixado numa mensagem publicada esta quinta-feira no site da Presidência da República.

"Só o cumprimento desse contrato de confiança poderá evitar o que nenhum de nós deseja: mais casos, mais insuportável pressão nos internados e nos cuidados intensivos e mais mortos", alerta o chefe de Estado.

Portugal regista esta quinta-feira uma redução do número de internados, mas há mais 87 mortes e 4.320 casos de Covid-19, avança o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde a chegada da pandemia, no início de março, estão confirmados 5.902 óbitos e mais de 362 mil casos do novo coronavírus.

A vacinação contra a Covid-19 em Portugal começa entre 27 e 29 de dezembro, anunciou esta quinta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa após uma reunião com responsáveis do planeamento da vacinação.

Os profissionais de saúde serão os primeiros a receber a nova vacina para o coronavírus nos dias iniciais do processo. Depois, será a vez dos outros grupos de risco prioritários, como os residentes em lares de idosos.

Covid-19 por regiões

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    17 dez, 2020 Leiria 17:43
    Nem que esteja "positivo" o teste daria um "negativo" falso. Não é ? Ainda não passaram os tais 4/5 dias após o contacto. Certo ?

Destaques V+