Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Lar Dona Beatriz no Porto com 16 infetados com Covid-19

16 dez, 2020 - 17:33 • Lusa

Atualmente são 12 os idosos e quatro os funcionários infetados, num universo de 30 utentes e 17 profissionais.

A+ / A-

Veja também:


Doze idosos e quatro funcionários do Lar Dona Beatriz, no Porto, receberam teste positivo à Covid-19, tendo o espaço sido desinfetado por uma empresa especializada, informou esta quarta-feira a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, fonte da ARS-Norte confirmou um surto do novo coronavírus no Lar Dona Beatriz, onde foram realizados testes já por duas ocasiões.

Atualmente são 12 os idosos e quatro os funcionários infetados, num universo de 30 utentes e 17 profissionais.

“No dia 11 [sexta-feira] foram testados todos os idosos e todos os profissionais. Este rastreio resulta do facto de uma funcionária ter testado positivo. Nos resultados dos testes, identificaram-se sete casos positivos em idosos e todos os profissionais eram negativos. No dia 13 [domingo] testaram-se novamente três idosos com sintomatologia e uma profissional também com sintomas, cujos resultados foram também positivos para SARS CoV2”, lê-se na resposta remetida à Lusa.

A ARS-Norte precisou que após resultado do primeiro rastreio “foram implementadas as medidas de separação dos idosos positivos dos negativos”, bem como feita uma desinfeção dos espaços por empresa especializada.

Somam-se como medidas a implementação de circuitos separados e a alocação de equipas dedicadas.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.636.687 mortos resultantes de mais de 73,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.815 pessoas dos 358.296 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+