Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Surto de Covid-19 em lar de idosos em Leiria infeta 40 utentes e 27 funcionários

14 dez, 2020 - 19:01 • Lusa

Lar da Associação de Desenvolvimento e Bem Estar Social da Freguesia da Barreira tem 55 utentes e 56 funcionários.

A+ / A-

Veja também:


O lar da ADESBA - Associação de Desenvolvimento e Bem Estar Social da Freguesia da Barreira, concelho de Leiria, tem 40 utentes e 27 funcionários infetados, disse à Lusa a coordenadora da Saúde Pública esta segunda-feira.

Segundo Odete Mendes, assim que o surto foi detetado "rapidamente houve intervenção de todas as valências orgânicas e o espaço já foi descontaminado".

O lar tem 55 utentes, dos quais 44 foram infetados pelo SARS-CoV-2, estando na sua maioria “assintomáticos”.

Dos 56 funcionários, 27 também testaram positivo. “Há que realçar o sofrimento destes trabalhadores, que querem muito ajudar e sentem culpa por estarem infetados. É terrível ver o seu sofrimento”, destacou Odete Mendes.

A responsável da Saúde Pública de Leiria adiantou ainda que a “situação está controlada” e estão a ser testadas de novo todas pessoas, sendo que alguns funcionários já deram negativo.

“Os utentes terão de aguardar 20 dias de isolamento.”

Odete Mendes confirmou ainda a infeção de 21 utentes, entre 45, e oito funcionários na Unidade de Cuidados Continuados da Redinha, no concelho de Pombal.

“São números que ainda carecem de ser confirmados, uma vez que estamos a fazer rastreios semanais”, explicou.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.612.297 mortos resultantes de mais de 72,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.649 pessoas dos 350.938 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+