Tempo
|
A+ / A-

Made in Famalicão

Equipamento de combate à Covid-19 desinfeta vestuário em 20 minutos

07 dez, 2020 - 08:33 • Olímpia Mairos

Máquina inovadora que administra, em pequenas concentrações, gás de ozono, num ambiente controlado e seguro.

A+ / A-

Veja também:


Chama-se PHYS XL, foi concebido e construído pela MTEX NS, em Famalicão. Segundo a empresa, é o primeiro equipamento de combate à SARS-CoV-2 capaz de esterilizar vestuário, calçado e outros objetos em apenas vinte minutos.

“Trata-se de uma máquina inovadora que administra, em pequenas concentrações, gás de ozono, num ambiente controlado e seguro”, explica o CEO da MTEX NS, Elói Ferreira.

Os trabalhos de estudo e validação científica do equipamento decorreram nos últimos meses na Universidade de Saragoça, em Espanha. E o Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário (CITEVE) está agora a avaliar o potencial desgaste da metodologia nos diferentes tecidos, enquanto a Universidade Católica Portuguesa se encontra a analisar a eficácia da aplicação do sistema no combate a outros vírus.

O CEO da MTEX NS, Elói Ferreira, refere o “grande orgulho” que representa para a empresa ter uma “solução cientificamente validada para o combate ao flagelo do momento”, assegurando que já foi dada “luz verde para a comercialização deste equipamento que acrescenta segurança no dia-a-dia de todos”.

A nova tecnologia encontra-se já na Academia do Futebol Clube de Famalicão, com quem a MTEX estabeleceu uma parceria, no âmbito desportivo, de combate ao novo coronavírus. Elói Ferreira, desafia “todos os players desportivos e não desportivos, nacionais e internacionais”, a seguirem o exemplo do clube de Famalicão.

No âmbito da parceria estabelecida, o FC Famalicão, equipa de futebol da primeira liga, passa a integrar equipamentos certificados desenvolvidos pela empresa famalicense. Para além do esterilizador de roupa, calçado e outros objetos, contam-se esterilizadores de ar e dispensadores contactless de álcool gel.

Em Portugal, morreram 4.963 pessoas dos 322.474 casos de infeção confirmados, de acordo com o último boletim recente da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia provocou pelo menos 1.529.324 mortos resultantes de mais de 66,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+