Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Boticas prepara Feira Gastronómica do Porco em pavilhão e com vendas "online"

07 dez, 2020 - 11:33 • Olímpia Mairos

Há diferentes cenários equacionados e soluções pensadas. Numa situação extrema, a autarquia admite avançar para a realização de uma feira ao estilo ‘drive-in’.

A+ / A-

Veja também:


A data já está marcada. E as regras também já estão estabelecidas. Boticas vai acolher a XXIII Feira Gastronómica do Porco, de 15 a 17 de janeiro, prometendo cumprir todas as regras emanadas pela Direção Geral de Saúde para evitar a propagação da Covid-19.

Neste contexto, a feira que promove os produtos tradicionais, em especial o fumeiro e todos os derivados do porco, proporcionando oportunidades de negócio àqueles que se dedicam à produção do fumeiro tradicional, com importantes reflexos para a economia local, vai sofrer alterações e apostar nas vendas online.

Desde logo, haverá mudanças na disposição dos stands no Pavilhão Multiusos para que possa ser respeitado o distanciamento físico entre os vários postos de venda.

A organização, a cargo da autarquia, informa também que serão implementados circuitos para deslocação no interior, com a entrada e saída a serem feitas por locais distintos, para evitar o cruzamento de pessoas.

O número de acessos ao interior do pavilhão será também condicionado em função do espaço necessário para que o distanciamento possa ser cumprido, havendo ainda a medição da temperatura à entrada para a Feira e a obrigatoriedade de uso da máscara.

Sem tasquinhas e sem animação

Ao contrário dos anos anteriores, a feira não contará com as habituais “tasquinhas” no interior do pavilhão, sendo que os restaurantes do concelho se associam à iniciativa e disponibilizarão, nos seus próprios espaços, ementas adequadas ao evento, tendo por base da sua confeção as carnes e os derivados do porco.

“No pavilhão estarão apenas presentes os stands com venda de fumeiro, alguns produtos da panificação local, licores, compotas e afins, sendo que estão proibidas a degustação e provas de fumeiro e não podem ser vendidas bebidas a copo (como licores e afins)”, informa a autarquia.

A fim de evitar concentrações de pessoas, não haverá qualquer ação de animação musical nem as tradicionais chegas de bois e também não serão permitidas manifestações culturais improvisadas, como tocadores de concertinas e cantadores ao desafio.

O município de Boticas irá disponibilizar testes rápidos e um enfermeiro em permanência, “caso alguém manifeste sintomas compatíveis Covid-19, de modo a poder debelar rapidamente qualquer caso suspeito”.

Feira com vendas online

A Câmara Municipal de Boticas promete disponibilizar uma plataforma de vendas online, através da qual os produtores poderão realizar complementarmente os seus negócios. A plataforma funcionará a partir do dia 15 de janeiro (dia de abertura da Feira) e até ao dia 27 de janeiro, por ocasião do início da Feira do Fumeiro de Montalegre.

O modelo de negócio, a gestão, acondicionamento e expedição de encomendas estará a cargo do Município de Boticas, contando com a parceria da Associação Empresarial Botiquense Mais Boticas, enquanto os produtores terão apenas que garantir a entrega dos produtos que lhes são solicitados, recebendo o respetivo pagamento.

À semelhança do que acontece no espaço da feira, nas vendas online há igualmente o “compromisso na qualidade do fumeiro e o controlo de qualidade do mesmo, aplicando-se, no geral, as regras pelo qual se rege o comércio eletrónico, com todas as garantias de cumprimento dos direitos do consumidor”, assegura a autarquia.

O presidente da autarquia, Fernando Queiroga, garante que estão a trabalhar com vista a uma feira “em moldes que nos prestigiem a todos e que, sobretudo, seja economicamente rentável para os produtores de fumeiro, que têm nesta atividade uma importante fatia do rendimento familiar”.

“Julgo que o modelo ‘misto’ que vamos implementar, com a feira física e as vendas online, irão garantir as oportunidades que os nossos agricultores necessitam para venderem o seu fumeiro e conseguirem os rendimentos de que tanto precisam”, afirma o autarca.

A feira não deixará de se realizar

Fernando Queiroga garante que “existirão todas as condições, tanto ao nível do espaço da feira como na restauração do concelho, para que quem se desloca a Boticas sinta total segurança, possa comprar e degustar os nossos produtos, sendo recebido sempre com a habitual hospitalidade do povo barrosão”.

“E, para quem optar por ficar no seu lar, poderá encomendar o fumeiro através da plataforma na internet e receber comodamente os produtos em sua casa”, acrescenta o autarca.

O presidente da Câmara de Boticas assegura ainda que, pese embora todas as restrições e as adaptações necessárias, a feira do porco não deixará de se realizar.

“Temos os diferentes cenários equacionados e soluções pensadas para cada situação. Numa situação extrema, poderemos mesmo avançar para a realização de uma feira ao estilo ‘drive-in’, na certeza de que procuraremos sempre ajudar os nossos agricultores a obterem os rendimentos do seu trabalho”, adianta.

“É o mínimo que podemos fazer, atendendo à enorme dívida de gratidão que temos para com eles, que tanto nos têm ajudado a promover o nosso concelho, a nossa região e os nossos produtos tradicionais”, conclui Fernando Queiroga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Guedes
    18 jan, 2021 Alverca do Ribatejo 13:03
    Tudo certo. Só falta a informação sobre como encomendar on line. Obrigdo

Destaques V+