Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Plano de vacinação. Coordenador garante que não há exclusões, apenas “uma ordenação por prioridades”

05 dez, 2020 - 10:30 • Marina Pimentel com redação

A vacinação vai arrancar em janeiro e abrange, numa primeira fase, 950 mil pessoas. Os idosos sem patologias estão incluídos na segunda fase, que deverá arrancar em março.

A+ / A-

Veja também:


Todos os portugueses que o queiram poderão ser vacinados contra a Covid-19 ao longo do próximo ano. A promessa foi deixada à Renascença pelo coordenador do grupo de trabalho para a vacinação.

“Não há exclusão de ninguém. O que há é uma ordenação por prioridades. Portanto, todas as pessoas vão se vacinadas”, assegurou Francisco Ramos.

Em relação à polémica de que os doentes com cancro e os diabéticos, com menos de 50 anos, não fazem parte da lista de prioritários da primeira e segunda fase do plano de vacinação, o coordenador disse que “não vão estar no fim da lista. Terão oportunidade de ser vacinados, mas não estão incluídos no primeiro grupo que foi definido como prioritário.”

Francisco Ramos deixa uma garantia: “Todos os portugueses que desejem serão vacinados ao longo de 2021.”

O coordenador do grupo de trabalho para a vacinação contra a Covid-19 não quis comentar a notícia de que uma das farmacêuticas fornecedoras da vacina, a Pfizer, não está em condições de colocar no mercado todas as doses que tinha prometido, por não ter conhecimento oficial dessa informação.

A vacinação vai arrancar em janeiro e abrange, numa primeira fase, 950 mil pessoas. Os idosos sem patologias estão incluídos na segunda fase, que deverá arrancar em março.

O primeiro-ministro anuncia, este sábado, as medidas de combate à Covid-19 enquadradas pelo decreto presidencial de estado de emergência, que indicativamente vigorará até 7 de janeiro, incluindo os períodos de Natal e de passagem de ano.

Portugal entrou no sexto decreto de estado de emergência na atual conjuntura de pandemia. Este quadro legal vigorou durante 45 dias entre 19 de março e 2 de maio, e foi novamente declarado passados seis meses, estando em vigor desde 9 de novembro.

Já morreram 4.803 pessoas com Covid-19, num total de 312.553 casos de infeção confirmados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os 127 concelhos classificados como de risco "extremamente elevado" e de risco "muito elevado" de contágio pelo novo coronavírus voltam ao recolher obrigatório a partir das 13h00 durante o fim de semana e no feriado de terça-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    05 dez, 2020 Funchal 12:08
    Os melhores lugares para a vacinação, seriam espaços desportivos e outros pavilhões. Pelo espaço grande que oferecem.

Destaques V+