Tempo
|
A+ / A-

Saiba quais são os grupos prioritários na vacinação contra a Covid-19

03 dez, 2020 - 16:51 • Redação

A vacinação vai arrancar em janeiro e abrange, numa primeira fase, 950 mil pessoas. Os idosos sem patologias estão incluídos na segunda fase, que deverá arrancar em março.

A+ / A-

Veja também:


Os idosos com mais de 65 e sem patologias estão incluídos na segunda fase do plano de vacinação contra a Covid-19, indica a proposta do grupo de trabalho apresentada esta quinta-feira.

De acordo com Francisco Ramos, coordenador desta "task force", a vacinação vai arrancar em janeiro e abranger 950 mil pessoas na primeira fase e 2,7 milhões na segunda.

A primeira fase está prevista decorrer entre janeiro e fevereiro no cenário otimista, até março no cenário "mais provável" ou até abril na pior das hipóteses, indica o coordenador da "task force".

A segunda fase de vacinação está prevista começar em março ou abril, e vai decorrer até junho ou julho.

Grupos prioritários da 1.ª fase

  • O primeiro conjunto de grupos prioritários são as pessoas com 50 ou mais anos, com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal e doença respiratória crónica com suporte ventilatório;
  • Os idosos residentes em lares e pessoas internadas em unidades de cuidados continuados, bem com os respetivos profissionais nestas estruturas;
  • Profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes e profissionais das Forças Armadas, forças de segurança, genericamente e serviços essenciais e críticos "cuja elencagem tem ainda de ser afinada", disse Francisco Ramos.

Grupos prioritários da 2.ª fase

  • Pessoas com 65 ou mais anos, com ou sem patologias, que não tenha sido vacinadas na primeira fase, "reconhecendo que os idosos são os mais vulneráveis", disse o responsável pelo grupo de trabalho;
  • Pessoas entre os 50 e 64 anos, com alargamento das patologias pré-existentes: diabetes, neoplasia maligna ativa, doença renal crónica, insuficiência hepática, obesidade, hipertensão arterial. Eventualmente, poderão ser incluídas outras patologias.

Terceira fase

  • Para a terceira está a restante população, caso sejam cumpridos os calendários de chegada das vacinas. Serão definidos um terceiro e quarto grupos prioritários, caso os calendários sejam adiados.
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+