Tempo
|
A+ / A-

aspp

Salas para vítimas de violência doméstica? É preciso “obras de fundo” nas esquadras

25 nov, 2020 - 12:12 • Celso Paiva Sol , Cristina Nascimento

Ministro prometeu salas com boa iluminação, ventilação e isolamento térmico, nunca menos de oito metros quadrados e localização resguardada em todas as esquadras do pais.

A+ / A-

A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) não acredita que vá ser cumprida a meta anunciada pelo ministro da Administração Interna sobre ter a totalidade das esquadras com salas especiais para vítimas de violência doméstica.

O ministro Eduardo Cabrita prometeu na terça-feira que, em 2021, todas as esquadras teriam salas com características especiais para vítimas deste tipo de crime. De acordo com o diploma publicado em Diário da República, essas salas devem ter, por exemplo, boa iluminação, ventilação e isolamento térmico, nunca menos de oito metros quadrados, uma localização resguardada, afastada da fachada exterior do edifício e com um ambiente psicologicamente sereno.

“O Ministério seria obrigado a fazer muitas obras, em muitas esquadras. Pode haver esquadras em que as obras não sejam por aí além, mas na grande parte das esquadras obrigava mesmo a obras de fundo”, diz Paulo Rodrigues, presidente da ASPP.

Nas declarações prestadas pelo governante, no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, Eduardo Cabrita referiu que, atualmente, 80% das esquadras já têm salas que reúnem as condições agora definidas em Diário da República para atender vítimas deste tipo de violência.

Paulo Rodrigues considera que esse é um número “exagerado”.

“Dizer que 80% das esquadras têm salas que reúnem esses critérios é exagerado. A grande parte das esquadras a nível do país não têm salas específicas com essas condições”, assegura Paulo Rodrigues.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    25 nov, 2020 Palmela 16:22
    Quero la saber disto" nao sei o que e um campo de concentracao mas historia diz que e um campo de confinamento!

Destaques V+