Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jovens são os mais afetados pelo stress durante a pandemia

20 nov, 2020 - 14:06 • Olímpia Mairos

Projeto de investigação internacional analisou o impacto da pandemia por Covid-19 no stress, solidão e irritabilidade dos portugueses.

A+ / A-

Veja também:


Um estudo do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho e do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa conclui que o agravamento do "stress" durante a pandemia afetou particularmente os jovens adultos.

Os resultados preliminares do projeto de investigação Collaborative Outcomes study on Health and Functioning during Infection Times (COH-FIT), coordenado por Pedro Morgado e Sofia Brissos, indicam que, em Portugal, o agravamento do "stress" afetou um terço dos inquiridos e foi particularmente significativo entre os jovens adultos (36%).

Os jovens adultos são também o segmento mais afetado pela solidão, tendo esta faixa etária registado um nível desproporcionalmente elevado de agravamento deste estado comparativamente com os participantes de outras faixas etárias.

Um terço dos inquiridos reportou também um agravamento de irritabilidade e apenas um número reduzido (<8%) referiu melhorias nas duas semanas anteriores à participação no estudo internacional. A grande maioria dos inquiridos (60%) relatou pequenas ou nenhumas alterações na irritabilidade.

Mais de 75% dos participantes, com predominância para os homens (80%) admitiu ter passado mais tempo nos meios de comunicação social.

Já em relação à ocupação dos tempos livres, metade dos inquiridos afirmou ter despendido mais tempo em contactos sociais, a realizar exercício físico e a obter informação sobre a pandemia de Covid-19.

Sobre as estratégias utilizadas para lidar com as emoções geradas pela pandemia, a maioria dos inquiridos referiu o contato ou interação pessoal direta, o exercício físico ou os passeios, a utilização da internet, a procura de informação sobre a pandemia, a prática de hobbies significativos e o trabalho, quer presencial, quer à distância.

As estratégias mais eficazes para os homens foram o contacto pessoal/interação direta, exercício ou passeios, utilização da internet e um hobby significativo. Já para as mulheres foram o contacto pessoal/interação direta, exercício ou passeios e utilização da internet.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+