Tempo
|
A+ / A-

Guimarães lança projeto para recolha e valorização de máscaras

19 nov, 2020 - 08:00 • Olímpia Mairos

O objetivo é proteger o ambiente e criar novos produtos feitos à base de fibras têxteis ou produzir placas poliméricas e briquetes.

A+ / A-

A Câmara de Guimarães vai lançar um projeto que prevê uma forte campanha de sensibilização, recolha e valorização de máscaras.

Segundo a autarquia trata-se de um plano “integrado, agregador e multidisciplinar” que também engloba a empresa TO-BE-GREEN e o CVR-Centro para a Valorização de Resíduos, que terão a responsabilidades, a partir das máscaras recolhidas, “criar novos produtos feitos à base de fibras têxteis ou valorizá-las em placas poliméricas e briquetes”.

As máscaras comunitárias e descartáveis representam na atualidade “um resíduo crescente, com forte impacto nos ecossistemas, nomeadamente marinhos”, assinala a autarquia em comunicado, avançando que em conjunto com o Laboratório da Paisagem, VITRUS e a Estrutura de Missão Guimarães 2030, vai desenvolver uma “campanha de recolha de máscaras em contexto escolar” e promover a sua “valorização em novos produtos”.

O processo de recolha será realizado nas sedes dos Agrupamentos Escolares, inserido no programa Ambiental PEGADAS, tendo sido desenvolvido para o efeito “um contentor personalizado, construído a partir de plásticos mistos reciclados”.

Assenta no lema “recolher e valorizar” e integra o plano estratégico para a Economia Circular (G4CE - Guimarães For Circular Economy) que tem sido “alvo de reconhecimento nacional e internacional por contribuir para uma gestão eficiente de recursos, com o envolvimento dos cidadãos e do setor privado”, assinala a autarquia, realçando que Guimarães foi a “primeira cidade portuguesa a assinar a declaração Europeia das Cidades Circulares”.

O projeto é lançado na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que decorre de 21 a 29 de novembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+