Tempo
|
A+ / A-

​Portugal regista primeiro caso de reinfeção por Covid-19

18 nov, 2020 - 10:52 • Beatriz Lopes , Cristina Nascimento

Trata-se de uma mulher, residente na Grande Lisboa. Teve Covid-19 em julho e voltou a testar positivo no fim de outubro.

A+ / A-

Veja também:


Portugal registou o primeiro caso de reinfeção por Covid-19. A notícia é avançada pelo jornal “Público” e já foi confirmada à Renascença por fonte próxima do antigo bastonário da Ordem do Médicos e médico patologista Germano de Sousa que está a estudar o caso.

Segundo o jornal, trata-se de uma mulher de 48 anos, residente na Grande Lisboa que teve COvid-19 em julho e voltou a testar positivo no fim de outubro.

A reinfeção é uma situação rara no mundo, estando confirmados por estudos científicos menos de uma dezena de casos.

Ainda segundo o relato feito por Germano de Sousa ao “Público”, a doente não esteve internada de nenhuma das vezes, tendo descrito uma ligeira diminuição da intensidade dos sintomas da segunda vez que esteve doente.

“Em julho a doente apresentou tosse, febre, dores no corpo e alguma dificuldade respiratória”, relata Germano de Sousa. Em finais de outubro, além de alguns destes sintomas, sentiu a perda do olfato. A doente já recuperou, pela segunda vez da doença, há alguns dias.

Portugal contabiliza pelo menos 3.553 mortos associados à Covid-19 em 230.124 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 9 de novembro e até 23 de novembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado e municípios vizinhos. A medida abrange 191 concelhos.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23h00 e as 5h00, enquanto nos fins de semana a circulação está limitada entre as 13h00 de sábado e as 5h00 de domingo e entre as 13h00 de domingo e as 5h00 de segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+