Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Combate à Pandemia

Hospitais privados. 2.495 euros que Estado vai pagar por cada doente Covid "fica aquém do custo"

13 nov, 2020 - 19:50 • Henrique Cunha

Hospitais privados vão disponibilizar mais de 600 camas ao SNS. Presidente da associação do setor considera irrealista valor que o Estado vai desembolsar por cada doente infetado com Covid-19.

A+ / A-

Veja também:



O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) anunciou esta sexta-feira que chegou a acordo com as ARS Norte e de Lisboa e Vale do Tejo para serem disponibilizadas cerca de 580 camas para [doentes] não Covid e 86 [para pacientes] Covid".

O número mais reduzido de camas para o internamento de doentes Covid é justificado pelo facto de os hospitais privados não estarem preparados para receber estes pacientes em número elevado, uma vez que durante a pandemia mantiveram a sua atividade habitual.

Ainda assim, em declarações à Renascença, Óscar Gaspar fala de uma "nova fase da relação entre o Ministério da Saúde e os hospitais privados", mas ressalva que "isto não tem nada a ver com a questão dos preços ou dos custos".

Em causa está o valor que de 2.495 euros que o Ministério da Saúde vai pagar aos hospitais privados por cada doente com Covid-19 e que, segundo Óscar Gaspar, "fica bastante aquém daquilo que é o custo".

O antigo secretário de Estado da Saúde lembra que cada internamento tem uma duração mínima de duas semanas e que "não estamos a falar de um doente que vai ao hospital e que regressa passado um dia ou dois".

Em internamentos com recurso a ventilação, "o valor pode exceder os 8.000 euros", conclui o presidente da APHP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    13 nov, 2020 évora 23:50
    Pagar ? Agora temos melícias ? Pá , mandem a tropa apontar canhões ao Governo do PS , parem esta mortalidade bruta já maior que os aniquilados pela Guerra de África . Se é para estar em casa , força , só se precisa sair um dia por semana para abastecer a despensa . Já CHEGA de mortos e feridos em combate , por favor !
  • Joao Rodrigues
    13 nov, 2020 Almada 21:21
    Que grande CHULOS

Destaques V+