Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prisão de Tires aguarda resultado de testes. 125 reclusas infetadas e 6 profissionais.

09 nov, 2020 - 14:11 • Liliana Monteiro

Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais aguarda resultados de testagem a 542 pessoas na cadeia de Tires. No passado fim de semana foram testadas todas as reclusas e funcionários. Há 150 casos positivos a nível nacional em todos os estabelecimentos prisionais.

A+ / A-

O Estabelecimento Prisional de Tires (cadeia feminina) tem 125 pessoas infetadas com Covid 19. De acordo com informação prestada pela Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) à Renascença, nesta prisão as primeiras infeções foram detetadas em quatro reclusas e ,depois, em mais 121, na sequência de uma testagem geral.

Além das mulheres presas, há também seis casos de infeção entre os trabalhadores. “Um elemento do corpo da guarda prisional e um trabalhador avençado da área da saúde positivos, aos quais devem ser acrescidos mais três guardas prisionais e um profissional de saúde que, tendo feito testes fora desta triagem, informaram, ao final da tarde de domingo, ter tido resultados positivos”, esclarece a DGRSP.

Na cadeia de Tires trabalham 140 pessoas e estão afetas 402 reclusas. “Durante o dia 7 de novembro (terminaram cerca das 20 horas), concluíram-se os testes a todas as reclusas e trabalhadores, aguardando-se os resultados “, informam os serviços Prisionais, deixando perceber que estes não são números fechados ainda.

Olhando para todo o sistema prisional, há até ao dia de hoje “150 casos positivos à Covid 19 entre reclusos (125 do Estabelecimento Prisional de Tires e outros 25 de reclusos de outros estabelecimentos prisionais e genericamente oriundos do exterior) e 80 entre trabalhadores (51 guardas prisionais, 16 profissionais de saúde, 4 professores, 3 auxiliares técnicos, 5 técnicos profissionais de reinserção e 1 motorista)” adianta a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais à Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Pereira
    09 nov, 2020 Ericeira 17:18
    Estes apanharam por andarem na "ramboia" ao fim de semana de certeza... Quem é que aconselha o Primeiro Ministro, essa gente vive num mundo diferente do nosso? Lares são ás centenas, fábricas, escolas, transportes públicos apinhados, prisões... E continuam a achar que é depois das 23h e ao fim de semana que se apanha o vírus, nos restaurantes que já teem tantas regras e que teem feito o possível para se adaptarem... Continuem cegos, deveriam de arranjar uma estátua para simbolizar o governo como a da Justiça... Cega ou de olhos tapados.

Destaques V+