Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Situação "continua preocupante" nas urgências Tâmega e Sousa apesar do apoio do Governo

05 nov, 2020 - 18:01 • Pedro Mesquita

Antonino de Sousa, presidente da Câmara de Penafiel, reconhece o esforço do Ministério da Saúde, mas sublinha que o centro hospitalar continua a passar por grandes dificuldades.

A+ / A-

Veja também:


A situação no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa não deixou de ser preocupante com a intervenção do Governo. A unidade hospitalar continua a passar por dificuldades no combate à Covid-19, sublinha o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, à Renascença.

"A situação continua a ser preocupante. Um aspeto menos negativo é que, entretanto, o Ministério [da Saúde] já se consciencializou que a situação é grave, era e continua a ser, e já adotou algumas medidas, por exemplo, estabelecer parcerias com o setor privado que pudessem libertar camas. O que felizmente já está a ser feito", constata o autarca esta quinta-feira.

No mesmo âmbito, a secção de testagem "já saiu das proximidades da urgência para um 'drive-thru' localizado no exterior do hospital". O que continua a ser necessário é um reforço de reforços humanos, que ainda não sucedeu.

Número de casos causa "pressão enorme"

Também em declarações à Renascença, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Gonçalo Rocha, destaca a pressão a que a unidade hospitalar tem sido sujeita, face à "força do número de casos que têm surgido nestas últimas semanas".

"Infelizmente, tem levado a que o centro hospitalar tenha tido uma pressão enorme e um crescimento a cada dia que passa do número de pessoas internadas. Entendemos que a solução que está a ser encontrada neste momento permite diminuir essa pressão que tem vindo a existir e que tem causado um problema muito sério nos profissionais de saúde", refere.

A grave situação no centro hospitalar penafidelense já tinha sido constatada, à Renascença, pela enfermeira Patrícia Marques: "Parece que estamos a jogar tetris, não sabemos onde pôr os doentes."

Cenário que confirmam, agora, o presidente da Câmara de Penafiel e o presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Essencial recrutar profissionais de saúde


Gonçalo Rocha não diz que a intervenção do Governo seja tardia, contudo refere que "era inevitável o crescimento do número de casos".

O que é urgente, sublinha o presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, é recrutar mais profissionais de saúde:

"A contratação de mais pessoal é efetivamente necessária, por força da exaustão. As pessoas estão cansadas e também há os casos positivos que surgem nos próprios profissionais de saúde. Portanto, há a necessidade premente de recrutar mais gente para o sistema, de forma a conseguirmos combater este problema."

A nível nacional, no combate à pandemia da Covid-19, Gonçalo Rocha considera que é importante conciliar o controlo da propagação do vírus com a vida das pessoas, "que tem de existir porque o país não pode parar outra vez".

"Temos de conseguir conciliar as duas coisas e, sobretudo, apelar a que todos assumam comportamentos responsáveis, evitando os convívios os ajuntamentos, porque é aí que têm surgido os principais focos de contaminação nestes últimos tempos", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+