Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Costa convoca Conselho de Ministros extraordinário para sábado

28 out, 2020 - 09:37 • Eunice Lourenço

Os ministros estão a ouvir especialistas e parceiros sociais. Em cima da mesa, novas medidas de controlo da pandemia.

A+ / A-

Veja também:


O agravamento da pandemia de Covid-19 vai levar o Governo a tomar mais medidas e o primeiro-ministro já convocou os partidos para reuniões na sexta-feira, dia 30.

Trata-se de m procedimento semelhante ao que tomou quando foram decididas as medidas do estado de emergência. António Costa, ao que a Renascença sabe, também já convocou um Conselho de Ministros extraordinário para sábado.

Já na quinta-feira, haverá um Conselho Europeu extraordinário por videoconferência. A reunião, que vai decorrer ao fim do dia, servirá para procurar uma resposta coordenada ao nível europeu, uma vez que vários países estão a perder o controlo da pandemia e com os serviços de saúde a ficarem com a capacidade esgotada.

Para preparar o Conselho de Ministros de sábado, a ministra da Saúde, Marta Temido, e a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, já estão a ouvir epidemiologistas. E Pedro Siza Vieira, ministro de Estado e da Economia, está a consultar os parceiros sociais.

As reuniões com os partidos com assento parlamentar vão decorrer na sexta-feira e, no sábado, o Conselho de Ministros irá definir novas medidas de controlo da pandemia

Vários especialistas alertam para o facto de a região Norte poder atingir 7.000 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 na próxima semana, afirmando existirem “vários concelhos” num “patamar semelhante” aos três do Tâmega e Sousa onde foram impostas medidas mais restritas.

Entretanto, e face ao aumento do número de casos nesta zona, os autarcas do grande Porto defendem o recolher obrigatório. O pedido vai ser feito, esta quarta-feira, junto do Governo.

Desde esta quarta-feira é obrigatório o uso de máscara na rua. A medida vigora por 70 dias( até Dia de Reis) e abrange pessoas a partir dos 10 anos.

Em Portugal, morreram 2.371 pessoas dos 124.432 casos de infeção confirmados, de acordo com último boletim da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+