Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Lar da Misericórdia de Santarém com 26 idosos e nove funcionários infetados

21 out, 2020 - 20:48 • Lusa

Resultados dos testes realizados aos 65 utentes e a todos os funcionários foram conhecidos esta quarta-feira.

A+ / A-

Veja também:


Vinte e seis utentes e nove funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS), situado em São Domingos, tiveram testes positivos ao novo coronavírus, anunciou a instituição esta quarta-feira.

O provedor da SCMS, Hermínio Martinho, disse à Lusa que os resultados dos testes realizados na terça-feira aos 65 utentes e a todos os funcionários foram conhecidos hoje, estando os trabalhadores em isolamento nas suas residências e os idosos infetados em instalações contíguas ao lar, que já estavam equipadas para “resposta de retaguarda”.

Hermínio Martinho afirmou que o surto terá começado com uma utente que sofreu uma intervenção cirúrgica na sequência de uma fratura numa perna, a qual teve, nessa ida ao hospital de Santarém, testes com resultado negativo, mas que revelou estar infetada quando, dias depois, voltou a ser internada devido a uma infeção.

Salientando que a utente esteve em isolamento desde o momento que regressou do Hospital Distrital de Santarém (HDS) até ser novamente internada, o provedor da SCMS disse que foram de imediato realizados testes a todos os funcionários que tinham tido contacto com a idosa, tendo três deles sido positivos.

Assim, na terça-feira foram realizados testes a todos os utentes e funcionários da estrutura residencial de S. Domingos, tendo sido conhecidos hoje os resultados, estando a maioria dos idosos infetados assintomáticos e apenas “dois ou três com 38 graus de febre e alguma tosse”.

Todos estão a ser acompanhados pelo médico da instituição, permanecendo a outra idosa internada no HDS.

Hermínio Martinho realçou o apoio “inexcedível” da Segurança Social, da delegada de saúde e da proteção civil municipal, adiantando que foram disponibilizadas “algumas pessoas” para reforçar o pessoal do lar, havendo também membros da comunidade que se voluntariaram para apoiar.

Segundo o provedor da SCMS, a instituição, que tem um outro lar na zona urbana, no antigo hospital, bem como creche, infantário e centro de dia, abrange um universo de cerca de mil pessoas, 260 das quais funcionários, estando no lar de S. Domingos 80 (65 deles utentes).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+