Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

referendo

“Ouçam o povo” sobre eutanásia, apela Federação pela Vida

19 out, 2020 - 12:10 • Eunice Lourenço

Promotores do referendo apelam aos deputados na semana em que a consulta popular é discutida e votada.

A+ / A-

“Em consciência, ouçam o Povo que os elegeu! Trata-se de uma decisão histórica em que se reclama a afirmação dos valores da Constituição e do Estado Democrático” – é o apelo da Federação Portuguesa pela Vida (FPV) na semana em que o Parlamento discute e vota a possibilidade de ser feito um referendo à legalização da eutanásia em Portugal.

O apelo é feito numa carta que será enviada esta terça-feira por esta organização a todos os deputados, em que a Federação Portuguesa pela Vida lembra os vários passos deste processo. “O Povo, através da forma constitucionalmente prescrita, pediu-lhes o Referendo Sobre a (Des)Penalização da morte a pedido”, começa a carta, lembrando que “95.287 eleitores subscreveram em 30 dias e centenas de pessoas por todo o País angariaram, organizaram e levaram até ao Parlamento essa iniciativa popular”.

A iniciativa de referendo à legalização da eutanásia foi promovida pela FPV depois da aprovação na generalidade dos projetos de lei de vários partidos. Teve vários apoios, como do ex-Presidente Cavaco Silva e dos ex-líderes do PSD, Pedro Passos Coelho, e do CDS, Assunção Cristas. Também os bispos portugueses, inicialmente contra uma consulta popular sobre esta matéria, acabaram por defender o referendo.

O processo legislativo parlamentar foi decorrendo na generalidade, onde a deputada socialista Isabel Moreira fez um texto de consenso entre as várias propostas e agora aguarda o processo do referendo para poder ir a votação final. A proposta de referendo é debate no dia 22 no Parlamento e votada no dia 23, sendo provável a sua rejeição, já que os partidos de esquerda estão contra e o PSD vai dar liberdade de voto.

“O referendo Sobre a (Des)Penalização da morte a pedido não faz a Lei. Essa só o Parlamento a pode fazer. O Referendo é a decisão prévia à lei”, escrevem os defensores da consulta popular, insistindo na falta de legitimidade eleitoral para tomar uma decisão sobre um assunto que não estava nos programas eleitorais dos dois maiores partidos. “Esta matéria não foi levada ao programa eleitoral dos partidos que elegeram 81% dos deputados que estão hoje no Parlamento (PS e PSD)”, lembram.

A FPV salienta que “desde os anos 90 e até hoje, o art.º 24.º da Constituição (“A Vida humana é inviolável”) só uma vez foi objeto de derrogação, mas só após 2 Referendos (1998 e 2007) e considera que “a situação pandémica tornou ainda mais evidente a importância da saúde pública e da saúde de cada pessoa, as dificuldades e limites do Serviço Nacional de Saúde, até na prestação de cuidados primários, e o abandono em que se encontram tantos idosos”.

Também lembra que a grande maioria dos especialistas e das entidades ouvidas pelo Parlamento apelaram a uma maior reflexão sobre este assunto.

Por isso, a FPV apela que a iniciativa popular de referendo seja aprovada, pois este instrumento e a democracia participativa “não são meros atos decorativos da Constituição. Completam e reforçam a democracia representativa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    19 out, 2020 Viseu 18:54
    Durante a campanha eleitoral, os maiores partidos não falaram da eutanásia: morte de seres humanos de saúde muito débil. Foi uma grande traição ao povo e à sociedade portuguesa. Queremos um referendo para que todos os portugueses se manifestem, porque com a eutanásia e o suicídio assistido, não se elimina o sofrimento, elimina-se a vida da pessoa que sofre.
  • Ivo Pestana
    19 out, 2020 Funchal 11:43
    Muitos não querem um referendo democrático, porque sabem que o povo é esperto e contra os suicídios. Enquanto há vida, há esperança.

Destaques V+