Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de cinco profissionais de saúde são alvos de violência e ameaças por dia

19 out, 2020 - 08:30 • Redação

As redes sociais estão a permitir aos utentes encontrarem as vítimas e aí ameaçá-las e injuriá-las.

A+ / A-

Todos os dias mais de cinco profissionais de saúde são alvos de atos de violência e ameaças por parte dos utentes.

Segundo o “Jornal de Notícias”, até março foram sinalizadas cerca de 500 agressões nos serviços de saúde públicos e privados.

Quase 50 dos episódios incluíram violência física, mas a maioria está relacionada com agressões psicológicas.

Os casos foram reportados na "Notifica", a plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS) para o reporte voluntário de atos violentos e ameaças "no SNS, mas também fora dele". A notificação online no site da DGS pode ser feita pela vítima ou terceiros - como os familiares dos profissionais.

Em relação aos “aos casos de violência verbal, muitas das situações são de violência não presencial, através das redes sociais, correio eletrónico ou o telefone”. Uma análise preliminar revelou que “esta problemática afeta tantos os cuidados de saúde primários como hospitalares”, escreve o jornal.

Com o Serviço Nacional de Saúde sob pressão devido à pandemia, as associações profissionais do setor alertam para um aumento da violência causado pela frustração dos utentes pelos atrasos na resposta.

“Estes dados são pré-covid, quando se dizia que parte da frustração dos utentes antes de chegar aos médicos ficava pelo caminho: pelos enfermeiros e administrativos”, explicou ao jornal António Manuel Marques, diretor da Escola Superior de Saúde de Setúbal, que alerta para “os atuais efeitos do medo, do cansaço e da pressão da espera nos utentes”.

O especialista em Ciências da Saúde admite que é difícil que este tempo de enorme incerteza “não traga uma ampliação da violência”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sílvia Moura
    20 out, 2020 Braga 14:20
    Os utentes "anormais", deviam alertar o Governo e não os profissionais de saúde, estes não têm culpa da falta de pessoal. Eles não mandam...

Destaques V+