Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

2.ª fase. Para quem está disponível a vacina da gripe?

19 out, 2020 - 07:47 • Redação

Depois dos lares e profissionais de saúde, a partir desta segunda-feira, a vacina da gripe está disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha.

A+ / A-
Filas para vacina contra gripe e falta de organização das autoridades preocupam utentes. “É contraproducente”
Filas para vacina contra gripe e falta de organização das autoridades preocupam utentes. “É contraproducente”

A campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde arrancou em 28 de setembro, com uma primeira fase que incluiu apenas as faixas da população consideradas prioritárias, como residentes em lares de idosos, grávidas e profissionais de saúde e do setor social que prestam cuidados. Agora, arranca a segunda fase da campanha.


Quem pode ser vacinado? Nesta segunda fase, a vacina passa a ser também administrada a outros grupos de risco: pessoas com 65 ou mais anos, com doenças crónicas e imunodeprimidos.

A vacinação é gratuita? É para estes grupos de risco, quer nos centros de saúde, quer nas farmácias. Há muitos concelhos onde as farmácias aderiram ao programa Vacinação SNS local e onde as pessoas podem vacinar-se também gratuitamente, o que pode haver este ano é a necessidade de inscrição prévia.

Já nos centros de saúde, a vacinação é por ordem de chegada, noutros é por agendamento e as pessoas são chamadas ao longo dos dias.

Quem não é abrangido pela vacinação gratuita pode comprar a vacina? Pode e terá uma comparticipação de 37% com receita médica.

As receitas da vacina contra a gripe são válidas até 31 de dezembro.

E quem não pertence a grupos de risco? Pode vacinar-se, mas não tem direito à comparticipação, tendo que pagar a vacina na totalidade.

Campanha antecipada. Habitualmente, a campanha de vacinação começa apenas em 15 de outubro, mas este ano arrancou mais cedo devido à pandemia de Covid-19.

Quantas vacinas há? O Serviço Nacional de Saúde comprou este ano mais de dois milhões de vacinas da gripe a duas empresas diferentes, a que se juntam mais 500 mil compradas pelas farmácias. Na primeira fase, estiveram disponíveis 350 mil doses.

A vacina pode provocar a gripe? Não. A vacina não contém vírus vivos, pelo que não pode provocar a doença, podendo é provocar alguns sintomas. No entanto, as pessoas vacinadas podem contrair outras infeções respiratórias virais que ocorrem durante a época de gripe e para as quais não há vacina.

A vacina dá proteção a longo prazo? Não. O vírus muda constantemente. Todos os anos vão surgindo novos tipos de vírus para os quais as pessoas não têm imunidade e a vacina anterior não confere proteção adequada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • cidalia gouveia
    19 out, 2020 fundão 07:29
    gostaria de dizer em relação a noticia aqui divulgada e ao que esta a ser passada no noticiario do programa as tres da manha, parece que é muito facil a vacinação tanto no centro de saude como nas farmacias. quanto ao centro de saude , com atendimento dificil e nas farmacias onde nos dizem que afinal a vacinação para pessoas acima de 65 anos não é gratuita como estão a difundir nass vossas noticias. como a Renascença é uma radio fiavel ,gosraria que esclarecessem esta situação. Acabo de ouvir uma reportagem vossa no centro de saude de 7 rios e é ilucidativa o que se passa no pais

Destaques V+