Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Oito enfermeiros e dois assistentes do Hospital Garcia de Orta com teste positivo

16 out, 2020 - 17:51 • Lusa

O hospital adiantou que o rastreio de todos os contactos com o caso original “foi prontamente assegurado” e irá prolongar-se “durante as próximas horas do dia”.

A+ / A-

Veja também:


Dez profissionais de saúde do Hospital Garcia de Orta, em Almada, no distrito de Setúbal, testaram positivo para o novo coronavírus, informou esta sexta-feira a administração hospitalar, que garante ter ativado todos os procedimentos para a contenção.

“Hoje, 16 de outubro, foram detetados casos positivos para SARS-CoV-2 em 10 profissionais de saúde (oito enfermeiros e dois assistentes operacionais), do internamento do Serviço de Medicina I”, referiu o hospital, em comunicado.

Na mesma nota, explicou que os casos foram detetados “na sequência da realização de despistes para a infeção do vírus SARS-CoV-2, após diagnóstico num doente que, por razões terapêuticas, se tinha deslocado ao exterior da unidade hospitalar e testou positivo em novo teste à SARS-CoV-2”.

O hospital adiantou que o rastreio de todos os contactos com o caso original “foi prontamente assegurado” e irá prolongar-se “durante as próximas horas do dia”.

Além disso, frisou que “não há, até ao momento, evidência de doentes infetados” no Serviço de Medicina I e que as 25 pessoas internadas “estão em vigilância e avaliação clínica de eventuais sintomas”.

“No âmbito do controlo à infeção por SARS-CoV-2, o Hospital Garcia de Orta realiza testes a todos os doentes aquando do seu internamento e realização de exames clínicos e, de forma sistemática, promove regularmente rastreios aos seus profissionais de saúde”, mencionou.

Neste sentido, o hospital referiu ainda que “ativou todos os procedimentos necessários para garantir a prestação dos melhores cuidados de saúde à população, no respeito pelos níveis de qualidade e segurança estabelecidos”, tendo informado a Autoridade de Saúde Local e a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de um milhão e noventa e nove mil mortos e quase 39 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.149 pessoas dos 95.902 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+