Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

DGS

Ministérios da Saúde e Educação reunidos para "afinar" regras Covid-19 para as escolas

14 out, 2020 - 17:47 • Lusa

“Estamos na altura de afinar e clarificar os instrumentos que temos”, disse Graça Freitas, no dia em que o Governo voltou a declarar estado de calamidade em todo o país por causa da pandemia de Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


As regras e orientações sobre a forma como lidar com a pandemia de Covid-19 nas escolas estão a ser revistas e "afinadas", anunciou a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, esta quarta-feira.

“Estamos na altura de afinar e clarificar os instrumentos que temos”, disse Graça Freitas, durante a conferência de imprensa destinada a fazer um balanço sobre a pandemia de Covid-19 em Portugal.

“Está neste momento a decorrer uma reunião entre a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGES) e outros parceiros para analisar a situação”, revelou.

Um mês após o início do ano letivo, da reunião podem surgir novidades, como o “afinamento das orientações, se for caso disso, para se tornarem mais claras”, mas também a decisão de “formar e informar todos os atores” da comunidade educativa e da saúde.

Nos últimos dias, várias notícias têm dado conta de casos de escolas que tomam medidas criticadas pelas famílias, tais como o caso de um aluno de uma escola de Sintra que foi suspenso por ter partilhado o lanche ou de um aluno de Lisboa que não conseguia regressar à escola apenas com o resultado do teste que provava estar curado.

Graça Freitas sublinhou o esforço que as escolas têm feito para “minimizar o absentismo” e o impacto "na vida das crianças".

A diretora-geral lembrou ainda que são aplicadas medidas diferentes consoante as escolas, porque estas têm formas de organização diferenciadas: “A forma com a escola se organiza determina as medidas da saúde”, sublinhou.

Durante a conferência, fez ainda um apelo aos “10 milhões” de portugueses, para que cumpram as regras para minimizar o risco de contágio, tais como manter o distanciamento físico ou o uso de máscara: “Está nas nossas mãos” sublinhou.

Portugal tem hoje 2.072 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia de Covid-19, segundo o boletim epidemiológico da DGS.

Os valores mais altos desde o início da pandemia tinham sido atingidos em 10 de abril, com a notificação de 1.516 novas infeções, número que foi superado em 10 de outubro, quando se atingiram 1.646 casos.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de um milhão e oitenta e sete mil mortos e mais de 38,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.117 pessoas dos 91.193 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+