Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Há pelo menos 215 escolas com casos um mês depois do início das aulas

14 out, 2020 - 16:05 • Joana Gonçalves , Fátima Casanova

A lista foi divulgada pela Federação Nacional dos Professores. "É natural que a lista peque por defeito", lê-se em comunicado.

A+ / A-

Um mês depois do início do ano letivo, há pelo menos 215 escolas com registo de casos de Covid-19 na comunidade escolar. O número foi avançado, esta quarta-feira, pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof), que tinha já divulgado uma primeira lista, na passada sexta-feira. A nova lista da Fenprof pode ser consultada aqui (ficheiro .PDF).

Num comunicado enviado à Renascença, a organização sindical adianta que “solicitou ao Ministério da Educação uma lista atualizada de escolas onde se registaram casos de Covid-19, bem como informação sobre os procedimentos adotados, mas não obteve resposta, apesar de o ministério estar obrigado, por lei, a disponibilizar essa informação”.

Independentemente dos procedimentos adotados em cada escola, a Fenprof defende que “quando são detetados casos, todos os alunos da turma, professores e contactos próximos deverão ser, de imediato, testados, de forma a identificar eventuais outros casos de infeção, protegendo, dessa forma, toda a comunidade escolar e garantindo que a escola poderá manter-se aberta”.

Na atualização da federação sindical foram, ainda, retirados "os poucos casos incorretamente divulgados" que se "deveram a situações de quarentena com origem exterior à escola ou ocorridas já no final do anterior ano letivo e que, por isso, geraram confusão".

A Renascença disponibiliza, desde dia 25 de setembro, um mapa interativo com a indentificação de todas as escolas que tiveram ou têm casos ativos de Covid-19 entre a comunidade escolar. Ao contrário do critério adotado pela Direção-Geral de Saúde, que dá conta, exclusivamente, dos surtos em instituições de ensino, neste trabalho são apresentadas, também, todas as escolas com casos sem relação epidemiológica entre si.

Contando com a colaboração dos nossos leitores e ouvites, só são identificadas escolas que tenham divulgado comunicado oficial, junto da comunidade escolar ou nos respectivos sites oficiais, que confirme a existência de um ou mais casos de infeção pelo novo coronavírus entre alunos ou funcionários da instituição. Ou, ainda, escolas que não tendo divulgado nenhum comunicado oficial, confirmaram à Renascença a informação avançada por agentes externos à instituição. Em casos excecionais, a confirmação foi avançada pelas autarquias dos concelhos a que pertencem as escolas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+