Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Lex

​Luís Filipe Vieira convidou 22 juízes para jogo na Luz em 2011

02 out, 2020 - 12:24 • Liliana Monteiro

Convites para a tribuna presidencial foram feitos em 2011 para jogo frente ao Basileia, a contar para a Liga dos Campeões. Foi também entregue convite a António Costa, na altura presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Clube diz que “presença de reputados benfiquistas de vários quadrantes da sociedade na tribuna é uma tradição há muito seguida pelo Benfica”.

A+ / A-

Dois Conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça, 18 juízes Desembargadores do Tribunal da Relação, dois juízes de direito - ao todo, 22 juízes - e António Costa, então presidente da Câmara de Lisboa, foram convidados pelo Benfica e assistiram na tribuna presidencial do estádio da Luz, ao lado de Luís Filipe Vieira, ao jogo da Liga dos Campeões frente ao Basileia, a 2 de novembro de 2011.

Segundo o "Correio da Manhã", essa informação foi prestada pelo próprio clube da Luz através dos advogados de defesa no processo Operação Lex, em que Luís Filipe Vieira é arguido e um dos 17 acusados. Em causa está o crime de recebimento indevido de vantagem.

O Ministério Publico diz ter apurado factos que apontam para a oferta de bilhetes de Vieira ao arguido e juiz Rui Rangel para jogos em Portugal e no estrangeiro, tendo em vista benefícios particulares, como a agilização de processos na justiça, nomeadamente um processo fiscal em Sintra.

O clube pretende, com este documento, contestar a acusação e mostrar que os convites eram prática normal e se destinavam a vários setores da sociedade.

“A presença de reputados ou prestigiados benfiquistas de vários quadrantes da sociedade nacional na Tribunal Presidencial do estádio é uma tradição há muito seguida pelo Benfica”, indica o documento citado pelo Correio da Manhã, que acrescenta ainda que entre os convidados estão os juízes Rui Gonçalves e Pedro Mourão. O primeiro absolveu o empresário José Veiga num processo que teve em mãos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTONIO FERREIRA
    03 out, 2020 14:04
    Onde está a admiração. O Benfica sempre quis ser o rei e senhor custe o que custar é como o PS não importa se vamos para a banca rota...
  • Pedro Oliveira
    02 out, 2020 13:03
    Ganda manchete, a do Correio das manhas... Onde está a novidade? Não estão juízes e magistrados igualmente nas tribunas das antas e alvalade? Mas sim, é o Benfica! E é o Benfica que vende....

Destaques V+