Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Bairros da Bila” para promover a inclusão social em Vila Real

29 set, 2020 - 14:19 • Olímpia Mairos

O projeto contempla cerca de 560 agregados familiares dos bairros de habitação social e tem como foco os “mais vulneráveis”.

A+ / A-

Chama-se “Bairros da Bila”. É um projeto de “intervenção concertada para a inovação e inclusão social”, promovido pela autarquia de Vila Real.

Com uma dotação financeira de cerca de 235 mil euros, comparticipados pelo programa operacional Norte 2020, o projeto destina-se aos cerca de 560 agregados familiares dos bairros de habitação social e aos "mais vulneráveis", como crianças, idosos e minorias, envolvendo cerca de 10 entidades do território.

O projeto pretende a criação de diversas iniciativas que permitam a inclusão social, através de dinâmicas inovadoras que, segundo o presidente da autarquia, Rui Santos, irão contar com vários parceiros de diferentes áreas de intervenção, nomeadamente do terceiro setor e tecido empresarial.

“O principal objetivo deste projeto será essencialmente potencializar a inclusão ativa das comunidades residentes nos bairros sociais de Vila Real”, declara Rui Santos, explicando que “a diversidade, o multiculturalismo, a integração e a empregabilidade são elementos fundamentais deste projeto”.

O projeto prevê a concretização de seis atividades, como o “Espaços Bairros da Bila”, “Há estratégia nos Bairros da Bila”, “Bairros da Bila Solidários”, “Bairros da Bila na Rota da Educação”, “Bairro Empreendedor” e “Bairros da Bila Cuidam”.

Nos “Espaços Bairros da Bila”, a implementar no bairro da Araucária, serão trabalhados o “sentido de identidade e de pertença dos moradores”, enquanto que na iniciativa “Há estratégia nos Bairros da Bila” o objetivo é criar um clube de xadrez e dinamizar relações intergeracionais entre os jovens e os mais velhos.

A iniciativa “Bairros da Bila Solidários” visa a instalação de uma loja social e a definição de objetivos que atribuirão créditos aos moradores que serão, depois, trocados por artigos naquela loja.

Já “Bairros da Bila na Rota da Educação” quer “despertar nas crianças o interesse e a curiosidade pelo mundo empresarial”, para o que vão ser proporcionados contactos entre os mais novos e as empresas.

No “Bairro Empreendedor” vai ser criada uma oficina para a promoção de formações em áreas já identificadas pelos moradores, como carpintaria, costura e estética, e será uma forma de estimular a criação do próprio emprego.

A atividade “Bairros da Bila Cuidam” aponta à constituição de uma rede de cuidadores de proximidade a quem caberá intervir junto dos idosos ou outros dependentes, com vista a combater a solidão e a exclusão social.

O projeto “Bairros da vila” terá como “polo dinamizador” o bairro Francisco Sá Carneiro, na Araucária, mas desenvolver-se-á ainda em São Vicente de Paula, Laverqueira, Vila Nova e Parada de Cunhos.

O “Bairros da Bila – Intervenção concertada para a inovação e inclusão social” vai ser concretizado em dois anos e surge na sequência do investimento da autarquia, na ordem dos dois milhões de euros, nos bairros de habitação social.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+