Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Quase 900 operacionais combatem 15 fogos

13 set, 2020 - 17:15 • Lusa

O incêndio que mais preocupa é em Proença-a-Nova, Castelo Branco, que está a ser combatido por mais de 200 operacionais.

A+ / A-

Quase 900 operacionais combatem este domingo à tarde 15 incêndios florestais no país e o que mobiliza mais meios é o fogo que lavra no concelho de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A página da Internet da ANEPC registava, às 16h00, um total de 15 fogos ativos, que mobilizavam 887 operacionais, 260 veículos e 23 meios aéreos.

Com 201 operacionais, apoiados por 59 veículos e nove meios aéreos, o fogo no concelho de Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, está a consumir uma zona de mato desde as 13h43.

O comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, Francisco Peraboa, disse à Lusa que este incêndio tem uma frente “muito ativa” que “não está a ceder”, mas para já não está a pôr em risco aldeias ou habitações.

O comandante sublinhou que as condições atmosféricas não estão a facilitar o combate, que esta ainda a ser auxiliado por seis máquinas de rasto.

Outro incêndio com elevado número de meios é o que lavra em povoamento florestal no concelho de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, que começou às 14:54 e estava a ser combatido por 147 operacionais, 39 veículos e quatro meios aéreos.

A Proteção Civil dá também conta de um outro incêndio, que está ativo desde as 13:07 em Leiria e que mobilizava 141 operacionais, 37 veículos e dois meios aéreos,

Em Viana do Castelo, está ativo um fogo em povoamento florestal, que começou às 13:24, e estava a ser combatido por 73 operacionais, 24 veículos e dois meios aéreos.

No total, a ANEPC regista 51 incêndios, 15 dos quais ativos, sete em resolução e 31 em conclusão.

Portugal Continental está em situação de alerta devido ao risco de incêndio até às 23h59 de domingo, estando em estado de alerta especial nível vermelho os distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Portalegre, Setúbal e Santarém e os restantes estão em laranja.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+