Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19 por concelho. Lisboa e Sintra com aumento superior a 200 novos casos

07 set, 2020 - 14:59

Almada atingiu os mil casos confirmados, desde o início da pandemia. Apenas 41 municípios permanecem livres de Covid-19, em Portugal. Três concelhos registam decréscimo de casos. A região Norte apresenta metade do total de novos infetados no país.

A+ / A-

Veja também:


Dados divulgados esta segunda-feira, no boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelam que há 267 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19.

Lisboa (+208), Sintra (+207), Guimarães (+108), Arouca (+98) e Amadora (+92) são os municípios que registam o maior aumento de infeções, desde a última atualização, na passada segunda-feira.

De acordo com o mesmo boletim, 158 municípios registam, pelo menos, mais um caso confirmado de Covid-19, nos últimos sete dias. Lisboa e Sintra apresenta mais de 200 novos casos face à última semana. Almada atingiu os mil casos confirmados, desde o início da pandemia.

Do total de municípios, três registam um decréscimo no número de casos confirmados - Ponta Delgada, Ponte de Sor e Bombarral.

A DGS optou por suspender a atualização diária da caracterização demográfica dos casos confirmados, que passou a ser alvo de uma revisão semanal, publicada à segunda-feira.

Os dados divulgados, dão conta de apenas 91% do total de casos, registado em Portugal. À Renascença, a Direção Geral da Saúde adianta que "existem sempre acertos nos dados por concelhos, quer por atraso de notificação, quer por relocalização do utente em área de residência".

O diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital Curry Cabral tinha já admitido, também em entrevista à Renascença, atrasos no registo dos dados no SINAVE.


Casos de Covid-19 por concelho

Sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos – nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias - a DGS optou por disponibilizar apenas dados do SINAVE, sistema nacional de vigilância epidemiológicaLisboa continua a ocupar o topo da tabela com um total de 5.295 infetados com o novo coronavírus, seguido de Sintra (4.486), Loures (2.612) e Amadora (2.586).

Portugal regista, esta segunda-feira, 60.507 casos confirmados de Covid-19, mais 249 do que nas últimas 24 obras. Segundo o relatório diário da DGS, há mais três mortos, somando um total de 1.843. Já o número de casos recuperados ultrapassa os 43 mil, Portugal tem 43.016 recuperados do novo vírus SARS-CoV-2 (mais 63).

A região Norte é a que acumula mais de metade do aumento dos casos (53%), com mais 1333 casos, tem agora 21.930. O segundo maior aumento deu-se em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), registando 31.048, mais 85 que ontem. Seguido da região Centro (17 casos), Açores (sete casos), Algarve (três casos) e Alentejo e Madeira (ambos com dois casos).

Portugal registou, ainda, mais três mortos. Das mortes registadas todas pertenciam a LVT, as três com mais de 80 anos. A taxa de legalidade desceu 0,1, estando agora nos 3%.

Quanto ao número de internados, há agora mais 27, somando um total de 381 pacientes em internamento. Com 332 doentes em enfermaria, mais 21 que ontem. Já na Unidade de Cuidados Intensivos há mais seis doentes que ontem, com um total de 49.

A pandemia já infetou, até ao momento, 27.146.371 pessoas em todo mundo, provocando mais de 889 mil mortes. O número de recuperados está em 18.155.187.


Covid-19 por região em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    07 set, 2020 Funchal 16:29
    A causa são os muitos aglomerados populacionais.

Destaques V+