Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa diz que usar a "app" Stayaway Covid é “um dever cívico”

01 set, 2020 - 12:23 • André Rodrigues com Redação e Lusa

“Por favor descarreguem a aplicação, não tenham receio”, apelou o primeiro-ministro, durante a apresentação da "app".

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro, António Costa, disse esta terça-feira, no Porto, que usar a aplicação Stayaway Covid é “um dever cívico”. O chefe do Governo falava durante a apresentação oficial da "app" que permite rastrear eventuais contactos com pessoas infetadas com Covid-19.

“Entendam que é um dever cívico descarregar esta aplicação e sinalizarem se vierem a ser diagnosticados como testando positivo”, disse Costa no lançamento da iniciativa, que decorreu no Porto.

A "Stayaway covid" é uma aplicação móvel voluntária que, através da proximidade física entre "smartphones", permite rastrear de forma rápida e anónima as redes de contágio por Covid-19, informando os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus.

“Por favor descarreguem a aplicação, não tenham receio”, apelou o primeiro-ministro.

Num momento em que recomeçam as aulas, reabrem os tribunais, as pessoas regressam de férias e aos seus locais de trabalho, fazendo com que hajam mais concentrações e deslocações de metro ou autocarro, o chefe do Governo afirmou que a 'Stayaway covid' é “muito importante” para travar os contágios.

A única forma de garantir que a pandemia da covid-19 não se descontrole e que o país não volta a passar pelo mesmo do que nos meses de março e abril depende “unicamente dos cidadãos”, lembrou, acrescentando que a aplicação não garante a cura, mas garante a interrupção das cadeias de transmissão.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 847.071 mortos e infetou mais de 25,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.822 pessoas das 58.012 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Bosta
    02 set, 2020 Sintra 00:20
    Este tipo alem de atrasado mental e burro! instale ele ja nem podemos escrever nas rede sociais que levamos penalisacoes, alem disso um ditador que tem a mania das grandezas sem personalidade nem caracter um tipo que agradece aos medicos e depois lhes chama de cobrdes e um tipo bipolar da pior especie...
  • Americo
    01 set, 2020 Leiria 22:07
    Era o que faltava. Sinceramente. O conceito de dever cívico, acho que anda a ser desvirtuiado.
  • 01 set, 2020 15:06
    Entao la vai ! Desde ontem esperrei umas 10 vezes" provalmente estou corona virus !
  • Antonio Singelo
    01 set, 2020 Arroios 14:23
    Devia era ser obrigatorio pois voluntario e como as doações , ninguem as da. Na alemanha ate vao policias a casa verificar se as pessoas cumprem a quarentena ou pagam multa de 6000 euros. E la nao atiram pedras a policia, ha respeito coisa que nos bairros dos escurinhos não sabem o que e.
  • Aires Aires
    01 set, 2020 Viseu 13:43
    Os controladores das redes sociais (exemplo fb ) estão a tomar atitudes pidescas e pelos vistos, maioria da comunicação social esta aderir .. O medo é a pior coisa que pode acontecer, e este governo/ Marcelo e a sua “comunicação social”, usa e abusa das informações, como sabemos são contraditórias vindas de outras fontes....

Destaques V+