Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Associação Alzheimer pede mais atenção a idosos com demência que têm alta hospitalar

30 ago, 2020 - 15:46 • Beatriz Lopes , Joana Gonçalves

Por causa da pandemia, uma dezena de idosos com demência foram proibidos de entrar com acompanhante nos hospitais e acabaram por ser dados como desaparecidos, depois de receberem alta sem que os familiares tivessem conhecimento.

A+ / A-

Veja também:


A Associação Alzheimer Portugal deixou, este domingo, um apelo às autoridades de saúde para que tenham especial atenção com os pacientes que sofrem de demência, no contexto da pandemia de Covid-19.

Nos últimos meses, perto de uma dezena de idosos com demência foram proibidos de entrar com acompanhante nos hospitais por causa das medidas de contenção da Covid-19 e acabaram mais tarde por ser dados como desaparecidos, depois de receberem alta hospitalar sem que os familiares tivessem conhecimento.

“Queremos alertar os mais variados serviços de saúde, desde os cuidados de saúde primários às unidades hospitalares e unidades de cuidados continuados, para que as pessoas que estão a fazer a identificação de quem entra nos serviços e quem barra as pessoas no acesso aos serviços tenha em atenção estas situações particulares”, explica Catarina Alvarez, coordenadora de projetos na Alzheimer Portugal, em declarações à Renascença.

O caso mais grave aconteceu em julho, com a morte de uma doente de Alzheirmer depois de sair do Hospital de Cascais e está já ser investigado pelo Ministério Público.

Fonte da tutela, citada pelo "Jornal de Notícias" este domingo, lembra que, apesar da Covid-19, os planos de contingência nos hospitais salvaguardam que os doentes sem capacidades cognitivas, como é o caso dos doentes de Alzheimer, podem e devem estar acompanhados quando são atendidos em unidades de saúde.

“O direito ao acompanhamento nos serviços de saúde é um direito legalmente consagrado e mesmo numa situação destas, de pandemia estas pessoas têm de facto de manter o acompanhamento”, defende Catarina Alvarez.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Camacho
    30 ago, 2020 Funchal 20:36
    A ter em atenção...

Destaques V+