Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Cruz Vermelha garante equipas de intervenção nos lares em setembro

29 ago, 2020 - 12:43 • Joana Gonçalves , Anabela Góis , Sandra Afonso (texto e entrevistas)

O presidente da Cruz Vermelha Portuguesa garante que haverá uma equipa em cada distrito, composta por médicos, enfermeiros e técnicos da Segurança Social.

A+ / A-
As equipas de emergência distritais recrutadas à Cruz Vermelha, destinadas a dar resposta a eventuais novos surtos de Covid-19 em lares, vão iniciar o trabalho no terreno já em setembro. A garantia foi deixada pelo presidente da Cruz Vermelha, em entrevista à Renascença.

“Por iniciativa do Instituto de Segurança Social, na próxima semana vai ser assinado um protocolo, no sentido de criar brigadas de intervenção rápida que permitam, em cada distrito, apoiar estruturas de lares, de residências para idosos, que estejam com problemas devido à pandemia”, explica Francisco George.

O protocolo vai ser assinado pelo Governo e instituições sociais e as brigadas serão compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de segurança social.

“Trata-se de equipas multidisciplinares com médicos, enfermeiros e técnicos do serviço social e que vão fazer intervenções em caso de necessidade, intervenções essas que serão sinalizadas pelos respectivos institutos de segurança social, nas delegações que têm a nível distrital”, acrescenta.

O antigo diretor-geral da Saúde adianta ainda que todos os profissionais farão uma formação intensiva durante as próximas semanas.

"São equipas que vão fazer formação intensiva e que estarão preparadas, na perspetiva de poderem intervir durante, sobretudo, a época das semanas frias do ano que se avizinham”, esclarece.

João Ferreira de Almeida, da Associação de Apoio Domiciliário de Lares e Casas de Repouso de Idosos aplaude a iniciativa.

“É uma medida muito positiva e necessária. Ainda bem que foi tomada. Já podia ter acontecido há mais tempo, mas mais vale tarde do que nunca”, afirma o dirigente, em entrevista à Renascença.

O presidente da associação adianta que não é a primeira vez que a Cruz Vermelha intervém, no sentido de prestar apoio aos lares, no contexto da pandemia do novo coronavírus.

Já se tem recorrido à Cruz Vermelha, para substituir as equipas que tiveram de ficar em casa de quarentena. Tem funcionado bem e ainda bem que resolveram formalizar o protocolo, de forma a constituir uma equipa de reserva, em cada distrito”, diz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+