Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: Aplicação StayAway Covid disponível a partir da próxima semana

27 ago, 2020 - 15:36 • Lusa

A aplicação está concluída, restando agora que as lojas de aplicações as disponibilizem, afirma a ministra da Presidência.

A+ / A-

Veja também:


A aplicação ‘StayAway Covid’, que vai permitir rastrear contactos de infeção, deverá estar disponível a partir da próxima semana, disse hoje a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

Questionada na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros sobre em que fase se encontra o processo de desenvolvimento e disponibilização, Mariana Vieira da Silva afirmou que a aplicação está concluída, restando agora que as lojas de aplicações as disponibilizem.

“A aplicação está pronta, fez todos os testes de segurança. Há um período que é necessário para que ela seja disponibilizada nas lojas das diferentes plataformas tecnológicas que usamos nos nossos telemóveis e a informação que tenho é que na próxima semana ela já estará disponível para ser descarregada”, explicou.

No início da semana passada, a aplicação ‘StayAway Covid’ iniciou os testes de segurança que deveriam estar terminados em duas semanas, disse na altura o secretário de Estado da Saúde.

Segundo a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, essa fase já está concluída e a aplicação está pronta a ser disponibilizada.

A 'StayAway covid' é uma aplicação móvel voluntária que, através da proximidade física entre 'smartphones', permite rastrear de forma rápida e anónima as redes de contágio por covid-19, informando os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus.

Portugal registou mais duas mortes e 399 novos casos de infeção por Covid-19 nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico revelado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de óbitos aumenta para 1.809 e o de infeções para 56.673 desde a chegada da pandemia ao país, no início de março.

Todas as regiões de Portugal ficam em estado de contingência a partir de 15 de setembro devido à pandemia de Covid-19, anuncia a ministra da Presidência.

O objetivo é "definir, preventivamente, um conjunto de regras" face ao regresso às aulas e ao trabalho, avança Mariana Vieira da Silva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    27 ago, 2020 Lisboa 16:45
    Mais um golpe na nossa privacidade, a coberto da proteção da saúde pública. A app só era minimamente eficas se todos sem excepção a usassem. E as redes sociais estão repletas de msg de gente que garante não ir usar, justamente por não quererem os dados deles a andar de mão em mão...

Destaques V+