Tempo
|
A+ / A-

Covid-19 em Santarém. Hospital acolhe idosos infetados e contrata prestadores de serviço

26 ago, 2020 - 10:36 • Marta Grosso , Maria João Costa (entrevistas)

Há 24 utentes de um lar com teste positivo para a Covid-19, 14 dos quais foram transferidos para o hospital, onde uma médica também deu resultado positivo ao novo coronavírus. Lar está a ser desinfetado.

A+ / A-

O Hospital Distrital de Santarém foi obrigado a contratar prestadores de serviço e alguns médicos tiveram de adiar ou interromper as férias por causa do surto identificado na região, que já infetou uma médica e, pelo menos, 14 utentes de um lar.

No hospital, a médica “é a única profissional que está contaminada, mas, por indicações do delegado de saúde, os clínicos que trabalhavam com ela foram colocados de quarentena por precaução. Portanto, temos neste momento 10 médicos ausentes da medicina interna”, explica à Renascença a presidente do conselho de administração do hospital, nesta quarta-feira.

“Tivemos que contratar prestadores de serviço e de pedir às equipas um esforço acrescido. Alguns iriam iniciar férias esta semana ou para a semana, adiaram e outros interromperam as suas férias”, acrescenta Ana Infante, deixando um agradecimento ao “altruísmo” destes profissionais.

Entretanto, o hospital recebeu os 14 utentes do Lar de Póvoa de Santarém, cujos testes à Covid-19 deram positivos. Dois ficaram internados.

“Foram transferidos 14 utentes do lar, dos quais 12 positivos com sintomas e dois negativos, apesar de terem sintomas”, informa a responsável.

Dos que apresentam sintomas, “dois reúnem critérios de internamento e vão ser internados. Os restantes utentes estão a ser estudados e a aguardar a realização do segundo teste para se ver qual o destino que se lhe vai dar”, adianta Ana Infante.

Os 60 utentes do lar já foram todos testados: há 24 idosos e seis funcionários cujos testes estão positivos. Os restantes 36 utentes que tiveram resultados negativos foram transferidos para uma estrutura de apoio.

Evacuação e desinfeção em curso

A maioria dos utentes do Lar de Póvoa de Santarém que estão infetados com Covid-19 já foram transferidos para o hospital de Santarém.

“Na manhã de hoje [quarta-feira], iniciou-se de novo a operação de evacuação do lar de Fonte Serrã. Ontem, a operação terminou com um total de 14 utentes positivos Covid-19 que foram transferidos para o hospital de Santarém”, refere à Renascença o comandante dos Bombeiros Sapadores de Santarém, José Guilherme.

“Hoje, vamos proceder à transferência de 34 utentes não positivos para uma zona de acolhimento no Vale de Santarém. Os restantes 10 utentes positivos vão ficar na zona de isolamento do lar, no piso -1”, acrescenta.

A zona de acolhimento é a estação zootécnica da cidade e o regresso ao lar acontecerá assim que a operação de descontaminação tiver terminado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+