Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explicador

Crianças devem usar máscaras? Que recomendações há?

18 ago, 2020 - 08:39 • Maria João Costa

A máscara já se tornou no adereço do ano. Há países onde o uso é obrigatório até na rua. E como é com as crianças? Como e quando é que devem usar máscara? E a partir de que idade?

A+ / A-

Veja também:

Está a chegar o momento do regresso às aulas, e por isso ganha relevância a forma como as crianças se protegem da pandemia da Covid-19. A Sociedade Portuguesa de Pediatria publicou recentemente uma espécie de guia com conselhos.

A partir de quando é a que a crianças devem usar máscara?

Logo a partir dos dois anos. Embora em Portugal apenas seja obrigatório a utilização de máscaras em crianças com 10 ou mais anos, quando estão nas escolas ou nos transportes coletivos de passageiros, a Sociedade Portuguesa de Pediatria recomenda que as crianças com mais de 24 meses usem máscara se estiverem em espaços fechados, como um supermercado ou hospitais.

O ideal é usar a máscara o menor tempo possível e evitar a permanência nestes espaços se não for estritamente necessário.

Mas há alturas em que o uso de máscara não seja recomendado?

Desde logo em crianças com idade inferior a dois anos, pelo risco de asfixia.

No artigo - publicado no portal Criança e Família - a Sociedade Portuguesa de Pediatria explica que também não convém colocar máscara se a criança “independentemente da idade” não compreenda as regras de utilização da máscara, não tolere a colocação ou que toque frequentemente na máscara, já que a sua manipulação aumenta o risco de exposição ao vírus.

Claro que é também importante que a máscara seja do tamanho adequado aos menores e não deve ser usada “enquanto a criança come, bebe, pratica exercício físico ou durante atividades lúdicas”.

O que é uma boa máscara para criança?

As máscaras infantis devem ter um tamanho adequado à cara, ou seja, tem de cobrir o nariz e a boca até ao queixo. Aqui, tal como para os adultos, independentemente do tipo de máscara utilizada - se é cirúrgica, ou social -, o que a Sociedade de Pediatria recomenda é que seja certificada pelas entidades competentes.

Saiba como se colocam e retiram máscaras ou luvas de forma segura
Saiba como se colocam e retiram máscaras ou luvas de forma segura

Irrequietos como são os mais novos, por vezes a dificuldade dos pais será em colocar-lhes a máscara. Há alguma recomendação quanto à forma de colocar e utilizar a máscara nos mais novos?

Aqui as recomendações são iguais às dos mais velhos, ou seja, antes e depois da colocação e remoção da máscara, as mãos devem ser lavadas com água e sabão ou desinfetadas com álcool gel.

A máscara deve ser colocada e retirada tocando apenas nos atilhos ou nos elásticos. Se for uma máscara cirúrgica já sabe que a parte colorida tem de ficar virada para fora, ficando a parte branca em contacto com a cara.

Caso não tenha distinção de cor, saiba que as pregas têm de ficar viradas para fora e sempre orientadas para baixo. Na parte superior da máscara o metal moldável deve ser ajustado ao nariz. E claro, os pais não se devem esquecer que a máscara deve ser substituída depois de 4 a 6 horas de utilização ou sempre que estiver húmida. Se as crianças usarem uma máscara social deve ser lavada e seca de acordo com as indicações do fabricante.

E as birras, os medos, como é que os pais devem lidar com isso?

Se a criança tiver medo de utilizar máscara, os pais ou outros familiares também devem utilizá-la, para que os miúdos não se sintam sozinhos.

Outra das ideias é enquanto estiver a utilizar máscara, fale com a criança ao espelho sobre isso. Claro que há outras dicas sobretudo para os mais pequenos. A Sociedade Portuguesa de Pediatria diz que pode ajudar colocar uma máscara no brinquedo ou peluche preferido da criança, desenhar uma máscara na personagem preferida dela ou mostra fotografias de outras crianças a utilizar máscara.

Além de praticar o uso de máscara antes de sair de casa, os pediatras recomendam ainda a utilização de máscaras com motivos infantis desenhados e sobretudo transmitir uma mensagem de tranquilidade à criança, explicando-lhe que a máscara o torna mais seguro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mew
    18 ago, 2020 11:13
    Por exemplo, na Holanda NÃO é obrigatório o uso de máscaras. Só nos blocos operatórios. Deixem-se de notícias erradas.

Destaques V+