Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente da Proteção Civil entre os 18 arguidos no caso das golas antifumo

06 ago, 2020 - 12:42 • Marta Grosso com redação

Da lista consta também o ex-secretário de Estado da Proteção Civil. Na quarta-feira, a PJ fez buscas em várias zonas do país.

A+ / A-

São já 18 os arguidos no processo das golas antifumo, sobre alegados crimes de fraude na obtenção de subsídio, corrupção passiva, participação económica em negócio, abuso de poder e branqueamento.

Entre os arguidos estão Artur Neves, ex-secretário de Estado da Proteção Civil, e também Mourato Nunes, presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A informação é confirmada à Renascença por fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR), depois de terem sido realizadas várias buscas em empresas, casas e escritórios de contabilidade, na quarta-feira.

O caso começou há cerca de um ano, quando foram apresentados dos kits antifumo, distribuídos no âmbito do programa "Aldeia Segura/Pessoas Seguras" de combate aos incêndios.

Foi depois revelado que as golas de proteção eram feitas de material inflamável. O Ministério Público abriu um inquérito poucos dias depois.

O ex-secretário de Estado José Artur Neves demitiu-se no seguimento da polémica.

A maior suspeita recai sobre fraude na obtenção de 125 mil euros em fundos comunitários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • lv
    06 ago, 2020 Loures 14:49
    Tanta M.Grossa com Gola Al,ta.....

Destaques V+