31 jul, 2020 - 16:58 • João Carlos Malta
Saiba mais:
O Presidente da República pediu o apuramento rápido das causas do acidente com um Alfa Pendular, que ocorreu na tarde desta sexta-feira, em Soure, no distrito de Coimbra. Marcelo Rebelo de Sousa lamentou, ainda, o grave "acidente ferroviário desta tarde na Linha do Norte", em nota na página da Presidência da República.
Marcelo revela que foi informado dos detalhes pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e apresenta as sentidas condolências aos familiares e amigos "das vítimas mortais" e deseja as "rápidas melhoras aos numerosos feridos".
O Presidente aguarda os resultados das investigações técnicas e judiciais.
Em declarações à RTP 3, Marcelo Rebelo de Sousa destacou a "rapidez com que foi instaurado um inquerito ao acidente", ressalvando, no entanto, que, "neste momento, o mais importante é estar com os familiares daqueles que faleceram e estar com os feridos, nomeadamente os mais graves, e os seus familiares".
Nesse sentido, Marcelo admite vir a deslocar-se a Coimbra onde estão hospitalizados os feridos mais graves, possivelmente na tarde de sábado, após o funeral do bombeiro de Cuba que ficou ferido no combate a um incêndio florestal em Castro Verde.
O ministro Pedro Nuno Santos está a deslocar-se para o local do acidente, confirmou à Renascença fonte do gabinete do ministério das Infraestruturas e da Habitação.
O acidente provocou dois mortos e 43 feridos, sete dos quais graves, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil. No Alfa Pendular viajavam 212 passageiros.
[notícia atualizada às 21h19]