Tempo
|
A+ / A-

Dominado fogo em Chaves. Durante o dia continuam as operações "de consolidação e rescaldo"

31 jul, 2020 - 07:55 • Lusa

Cinco bombeiros ficaram com ferimentos ligeiros durante o combate ao incêndio, mas já se encontram em casa.

A+ / A-

O incêndio que deflagrou na tarde de quinta-feira em Vila Verde da Raia, concelho de Chaves, foi dado como dominado às 7h00 desta sexta-feira, disse o 2.º Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Vila Real.

A última das três frentes ativas foi dominada já ao início da manhã, com recurso "a máquinas de rasto e fogo de supressão", informou Borges Machado.

"Foi feito um combate intenso durante a noite, com todos os operacionais empenhados para ter o fogo dominado ao início da manhã, para aproveitar as janelas de oportunidade, uma vez que não havia vento", acrescentou.

As operações "de consolidação e rescaldo" vão continuar durante o dia e o responsável teme reacendimentos, por causa do calor: "É muito provável que isso aconteça".

No terreno continuam cerca de 245 operacionais, apoiados por 45 veículos.

O incêndio teve "quatro ignições com algum afastamento entre elas", segundo disse à Lusa na quinta-feira o presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, tendo progredido em direção às localidades de Vila Frade, Santo António de Monforte, Mairos, Travancas, Argemil da Raia e Paradela de Monforte.

O fogo chegou a estar "paredes meias com muitas habitações" e o autarca estimou que tenham ardido "centenas de hectares", sobretudo de mato e pinhal, ainda sem poder precisar a área afetada. Foram também atingidos alguns anexos, armazéns agrícolas e instalações de animais, segundo Nuno Vaz.

Cinco bombeiros ficaram com ferimentos ligeiros durante o combate ao incêndio, mas já se encontram em casa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+