Tempo
|
A+ / A-

Rodrigo nasceu sem rosto mas já come e palra. “Está a surpreender”, diz a mãe

22 jul, 2020 - 13:28 • Marta Grosso , Beatriz Lopes (entrevista)

“Que fique tudo bem” é o maior desejo da mãe do bebé Rodrigo, que nasceu há nove meses em Setúbal com graves malformações e que agora aguarda por mais uma cirurgia à cabeça.

A+ / A-

No dia em que a ministra da Saúde é ouvida no Parlamento sobre o caso do “bebé sem rosto”, como ficou conhecido, a Renascença falou com a mãe do Rodrigo. Marlene Simão diz que o filho “tem estado a surpreender”.

“Para os problemas que tem, está com um desenvolvimento bastante bom”, afirma. “Come a papa, come bem, parla, interage connosco e tenta-se virar, mas como a cabeça é muito pesada tem alguma dificuldade”, descreve Marlene.

É por isso – por causa da hidrocefalia – que Rodrigo deverá ser operado em breve.

“A cirurgia é para a cabeça deixar de crescer tanto, para drenar o líquido que acumula no cérebro. O Rodrigo tem as más formações faciais e cerebrais, mas o resto do corpo está tudo bem”, explica a mãe.

O bebé nasceu há nove meses, depois de uma gravidez acompanhada pelo obstetra Artur Carvalho, que nunca comunicou aos pais quaisquer malformações no feto.

Segundo a ministra da Saúde, que está a ser ouvida no Parlamento nesta quarta-feira sobre este tema, o obstetra reformou-se do Serviço Nacional de Saúde em 1 de julho.

Com o caso de Rodrigo, ficou-se a saber que Artur Carvalho já tinha outras queixas e processos na Ordem dos Médicos. E a clínica onde foram realizadas as ecografias funcionava irregularmente.

“Não sei como é que isto é possível”, desabafa Marlene Simão.

Artur Carvalho acabou por ser expulso da Ordem, mas pensa recorrer das acusações. Marlene Simão diz que “está no direito dele”, mas espera que “a expulsão seja a decisão final”.

Marlene e o pai de Rodrigo também apresentaram queixa no Ministério Público, mas não sabem em que fase está o processo. “Com a situação do país acho que parou”, diz à Renascença, adiantando que o advogado também pouco sabe.

Mas agora, o que mais interessa é a cirurgia que se aproxima e o desenvolvimento de Rodrigo. “Que ele continue a surpreender todos e que seja operado para ficar mais desenvolvido ainda”, deseja a mãe. “Que seja rápido e que fique tudo bem”, conclui.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+