Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

​Covid-19. Referência de Portugal é Austrália, onde já começou segunda vaga

15 jul, 2020 - 16:48 • Cristina Nascimento

“Na Austrália tiveram uma primeira onda, conseguiram baixar bastante os números e tiveram um período com muitos poucos casos, e neste momento está a apresentar uma segunda onda que parece ser simétrica à primeira”, descreveu Graça Freitas.

A+ / A-

Veja também:


A diretora-Geral da Saúde admite que é possível uma segunda vaga de Covid-19 em Portugal, tomando como exemplo o que se passa na Austrália.

Na habitual conferência de imprensa para acompanhar a evolução da pandemia, Graça Freitas explicou que as referências dos países do hemisfério norte para tentar antecipar o que se vai passar a médio prazo são os países do hemisfério sul.

“O hemisfério Norte observa muito as doenças sazonais. Quando um vírus novo aparece tem características diferentes e pode não respeitar a sua preferência por uma estação do ano. É o que está a passar-se com este coronavírus, em Portugal, mesmo com altas temperaturas, está presente”, explicou.

Assim, Portugal tem analisado de forma particular a evolução do vírus na Austrália, considerado “o grande país de observação, porque é um país altamente desenvolvido do ponto de vista da Saúde, dos estudos que faz e vigilância epidemiológica“.

“O que estamos a assistir na Austrália foi que tiveram uma primeira onda, conseguiram baixar bastante os números e tiveram um período com muitos poucos casos, e neste momento está de facto a apresentar uma segunda onda que parece ser simétrica à primeira”, descreveu Graça Freitas.

Ainda assim, a diretora-Geral ressalvou que o inverno ainda agora está a começar no hemisfério sul e, por isso, não se pode dar por garantidas estas conclusões.

A Direção-Geral da Saúde regista, nas últimas 24 horas, mais oito mortos e mais 375 novos casos de Covid-19. Três das oito vítimas mortais e 77% dos novos casos registaram-se na zona de Lisboa e Vale do Tejo.

A DGS regista ainda mais 560 recuperados, o que significa que nesta altura há 13.640 casos ativos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+