Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de ​Covid-19

Reabrem as termas e as praças de touros

25 jun, 2020 - 21:49 • Eunice Lourenço

Restrições aos ajuntamentos não se aplicam aos eventos culturais e religiosos.

A+ / A-

Veja também:


A partir de 1 de julho reabrem as termas, os spas e as praças de touros. O anúncio desta abertura é feito no comunicado do Conselho de Ministros desta quinta-feira, que aprovou a passagem da generalidade do território de Portugal continental da situação de calamidade para situação de alerta.

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) fica em situação de contingência com medidas mais restritivas, com um limite de ajuntamentos de 10 pessoas. E as 19 freguesias da zona da Grande Lisboa consideradas críticas têm medidas ainda mais restritas, com limites de cinco pessoas por ajuntamento.

A regulamentação destas situações ainda terá de ser publicada em Diário da República. Mas o comunicado do Conselho de Ministros esclarece já que “não são consideradas concentrações de pessoas para efeitos de aplicação deste regime os eventos de natureza cultural desde que cumpram determinadas regras”. E o mesmo acontece com as celebrações religiosas. Ou seja, os eventos culturais e as celebrações religiosas não têm de cumprir os limites definidos para os ajuntamentos, têm de cumprir é as regras próprias que foram definidas em conjunto com a Direção Geral da Saúde.

O comunicado anuncia também que “deixam de estar encerradas as praças e instalações tauromáquicas, as termas e os spa”. Estas atividades fazem parte da lista de estabelecimentos encerrados incluída na resolução do Conselho de Ministros que prolonga a situação de calamidade e que terminaria dia 28 mas será prolongada até dia 30.

No dia 1 entrará, então, em vigor o novo regime a três velocidades anunciado esta quinta-feira pelo Conselho de Ministros. E que, tendo em conta o anúncio de abertura feito no comunicado desta quinta-feira, devem manter encerrados os salões de dança, os parques infantis, as pistas de patinagem, os pavilhões para desportos de equipa, os ringues de boxe e os salões recreativos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel A. Ferreira
    26 jun, 2020 Póvoa de Varzim 16:58
    Abrem as praças de Touros? Mais um antro para disseminar não só o coronavírus, como os vírus da estupidez, da incultura, da crueldade, da violência. O Portugal pequenino e inculto a funcionar em pleno.
  • Manuel Figueiredo
    26 jun, 2020 16:19
    Esta "cultura" só é possível num país sem dignidade nenhuma.

Destaques V+