Tempo
|
A+ / A-

​Covid-19

Governo dá luz verde a Reguengos de Monsaraz para fechar escolas secundárias e pré-escolar após surto em lar

21 jun, 2020 - 10:34 • Beatriz Lopes

Autarquia admite que serviços públicos de atendimento presencial também venham a fechar portas e não exclui cerca sanitária na região.

A+ / A-

Veja também:


O Governo já deu luz verde para o encerramento de todas as creches e escolas com ensino presencial em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora.

A medida surge um dia depois de a autoridade local de saúde ter alertado que o surto num lar pode já estar na comunidade. Já no sábado, a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz tinha decidido que todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) sob a alçada da autarquia fechariam portas.

À Renascença, o autarca José Calixto explica que estão a ser ponderadas outras medidas, nomeadamente “no que toca ao encerramento de serviços públicos de atendimento presencial”. O autarca dá já o cenário como quase certo. “Quero crer que não há condições para esses serviços permanecerem abertos”.

O autarca adianta ainda que “tudo dependerá do resultado dos testes que estão a ser feitos à comunidade” e não exclui a possibilidade de uma cerca sanitária na região.

“De forma consciente e responsável não devemos eliminar nenhuma possibilidade. Não temos ainda a avaliação do impacto real na comunidade, portanto vamos com a serenidade possível e com responsabilidade esperar por informações, não descartando nenhuma hipótese”, conclui.

As autoridades locais e o secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, que coordena o combate à pandemia na região, tem vindo a reunir-se para decidir medidas no sentido de contar o surto na região do Alentejo.

O surto de Covid-19 detetado esta semana num lar de Reguengos de Monsaraz já conta 62 com casos positivos: 45 são utentes e 17 são funcionários.

Na noite de sábado, quatro dos utentes infetados foram transportados "por prevenção" para o Hospital de Évora depois de apresentarem “sintomas ligeiros como febre”. Um dos utentes já recebeu alta, três permanecem em observação.

[notícia atualizada às 19h36]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+